Brasília vai sediar festival com torneios robóticos e seminários
O Festival Sesi de Educação acontecerá em Brasília dos dias 28 de fevereiro a 2 de março
atualizado
Compartilhar notícia
Brasília receberá o Festival Sesi de Educação, que acontece entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. Dois eventos vão ocorrer nas datas: o Seminário Internacional Sesi de Educação e a etapa nacional classificatória para o mundial de robótica da FIRST. Mais de 2 mil alunos de escolas da rede Sesi e Senai vão competir no evento.
O festival, que terá entrada gratuita, será aberto ao público a partir do dia 29/2, das 9h às 18h.
Quatro modalidades da competição – com miniaturas de carros de Fórmula 1, robôs pequenos de Lego e robôs gigantes, com até 1,2 metro de altura e 56 kg – poderão ser assistidas pelo público, que também vai poder participar de oficinas maker e interagir com 10 aparatos do Sesi Lab itinerante.
Veja:
“O festival é o evento para famílias, especialistas e tomadores de decisão conhecerem o poder transformador da educação que prepara o estudante para os desafios do futuro”, disse o diretor de Operações do Sesi, Paulo Mol.
Atrações do Festival SESI de Educação
Seminário Internacional SESI de Educação
Quarta-feira (28/2) das 9h às 12h30
Especialistas em educação e representantes do setor público vão ser reunidos pelo Sesi, em parceria com o Movimento pela Base, para debater o novo Plano Nacional de Educação (PNE) e a inserção dos jovens no mundo do trabalho.
O seminário já confirmou os seguintes nomes: Maria Helena Guimarães, socióloga e professora aposentada da Unicamp; Maurício Holanda, secretário de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino do MEC; Rafael Lucchesi, diretor de Desenvolvimento Industrial e Economia da CNI e diretor-superintendente do Sesi; Alice Ribeiro, co-CEO e diretora de Articulação do Movimento pela Base; Fernanda Flores, especialista em Educação; Pilar Lacerda, Consultora Pedagógica da Lekto; Hélvia Paranaguá, secretária de Educação do DF; Getúlio Ferreira, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC; e Wisley Pereira, superintendente de Educação do Sesi.
O seminário também será transmitido ao vivo no canal do Sesi no YouTube.
Sesi Lab itinerante
De quinta-feira (29/2) a sábado (2/3), das 9h às 18h. Entrada permitida até as 17h.
Oficinas maker e 10 aparatos do museu vão marcar a presença do Sesi Lab no Festival Sesi de Educação. As oficinas de insetos elétricos, broche de luz, autômatos viventes e carrinho a motor vão ocorrer às 9h, 10h, 11h, 14h, 15h, 16h e às 17h, nos três dias. A participação será por ordem de chegada, com capacidade de 40 pessoas por horário.
Já as 10 instalações interativas serão aquelas com mais sucesso de público no museu: banco musical, jogo de cooperação, bancadas de circuitos “Faça funcionar”, mesa instável, mordida sonora, sombras coloridas, tubos de vento, engenhocas de bolinhas, dança do robô e obra interativa do Edu Salzane.
Saiba mais sobre o Sesi Lab itinerante, os 10 aparatos e as oficinas maker.
Torneio de robótica
Mais de 2 mil estudantes de escolas públicas e particulares vão desembarcar em Brasília depois de meses dedicados à programação e à construção de robôs e de miniaturas de carros de Fórmula 1.
Eles também desenvolverão ações sociais e projetos de inovação. Os vencedores estarão classificados para o torneio mundial que acontece em Houston, nos Estados Unidos, em abril.
Para o mundial, o Brasil terá o maior número de vagas desde que começou a participar da competição. São 12 no total: 3 de FLLC, 3 de FTC, 4 FRC e mais 2 vagas garantidas de FRC das equipes que ganharam o prêmio de Engenharia no mundial do ano passado (o prêmio dá direito à vaga no ano seguinte, com patrocínio da Nasa).
No ano passado, foram 10 vagas, o que mostra que os estudantes vêm ganhando projeção internacional no torneio.
A competição de robótica acontece em quatro modalidades, que variam de acordo com o desafio, o porte do robô e a idade dos competidores:
FIRST LEGO League Challenge (FLLC): na modalidade iniciante, alunos de 9 a 15 anos formam equipes de 2 a 10 integrantes para construir robôs de peças de Lego, que devem cumprir uma série de atividades e somar o máximo de pontos em partidas de 2 minutos e meio.
O time ainda é responsável por idealizar e criar um projeto de inovação, que é uma solução para um problema real dentro da temática Arte.
Número de estudantes: cerca de 670
Número de equipes: 100
FIRST Tech Challenge (FTC): estudantes do ensino médio constroem robôs maiores, de até 19kg, a partir de um kit de peças reutilizáveis, tecnologia Android e uma variedade de níveis de programação baseada em CAD, Java e Blocks. Os competidores desenvolvem um portfólio de engenharia para detalhar o funcionamento dos robôs, que devem cumprir atividades, como carregar blocos, em uma arena.
Número de estudantes: cerca de 350
Número de equipes: 57
FIRST Robotics Competition (FRC): a categoria mais avançada envolve alunos do ensino médio, que constroem e programam robôs de porte industrial, que chegam a 56 kg e têm 1,2 metro de altura, para também realizar tarefas em uma arena.
A competição é bastante consolidada lá fora, onde os times são patrocinados por grandes empresas, como General Motors, Apple, Xerox, Google, GE Energy, Toyota, que acabam utilizando o torneio para identificar talentos.
Número de estudantes: cerca de 700
Número de equipes: 55
F1 in Schools: o projeto educacional da Fórmula 1 instiga os estudantes a montarem escuderias, com três a seis integrantes.
As equipes constroem um carro em miniatura, réplica dos carros oficiais de corrida, que, impulsionados por um cilindro de CO2, podem chegar a 80 km/h em uma pista de 24 metros de comprimento.
Número de estudantes: cerca de 290
Número de equipes: 51
Programação
- Quarta-feira (28/2): 9h às 19h30 (fechado ao público. Chegada das equipes, abertura oficial às 17h e festa da amizade. Seminário no período da manhã, mediante inscrição).
- Quinta-feira (29/2): 8h às 19h30 *Competições e Sesi Lab itinerante
- Sexta-feira (1/3): 8h às 20h30 *Competições e Sesi Lab itinerante
- Sábado (2/3): 7h30 às 18h *Finais das competições, cerimônia de premiação e Sesi Lab itinerante
Serviço:
Festival Sesi de Educação
Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade
Aberto ao público das 9h às 18h na quinta, sexta e sábado, com entrada permitida até as 17h