Brasília vai do 69º ao 4º lugar no ranking de cidades empreendedoras em 2023
Segundo classificação, Brasília disparou no ranking de cidades empreendedoras, saindo de 69° para o 4° lugar, no intervalo de um ano
atualizado
Compartilhar notícia
Brasília é o grande destaque do empreendedorismo em 2023. Segundo classificação produzida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a capital federal disparou no ranking de cidades empreendedoras, saindo de 69° para o 4° lugar, no intervalo de um ano.
No caso de Brasilia, a subida no ranking ocorreu por conta das melhorias no ambiente das regulações, como a redução da alíquota interna do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), e a simplificação burocrática com a diminuição de tempo gasto com processos.
De acordo com os organizadores do índice, essas questões que afetam diretamente a capacidade de empreendedores manterem seus negócios e torná-los rentáveis. Brasília também continua ocupando posição de destaque (3º lugar) no quesito Infraestrutura, especialmente por ter boas conexões de transporte com outras cidades, estados e países.
O relatório, que conta com o apoio da Endeavor, apresenta os 101 municípios mais populosos do Brasil, organizados de acordo com as melhores condições para empreender. Em 2023, o pódio é formado por São Paulo (1º), Florianópolis (2º) e Joinville (3º).
Além da capital federal, outros dois municípios foram destaques na edição deste ano: Boa Vista (RR), que saiu de 47° para a 6º posição, e Aparecida de Goiánia (GO), de 65° para 35°.