metropoles.com

Brasília produzirá vacina russa Sputnik V a partir de sexta-feira (15/1)

A farmacêutica União Química está na etapa final de transferência de tecnologia. A empresa é parceira do Fundo Russo de Investimento Direto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
vacina covid
1 de 1 vacina covid - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A vacina contra o coronavírus Sputnik V começa a ser fabricada em laboratório no Distrito Federal a partir da sexta-feira (15/1). O imunizante será produzido pela farmacêutica brasileira União Química.

A previsão e chegar à produção de 8 milhões de doses por mês ainda no primeiro semestre de 2021. A União Química é uma das parceiras do Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) para produção da vacina Sputnik V no Brasil.

De acordo com o diretor de negócios internacionais da empresa, Rogério Rosso, a empresa está na etapa final de transferência de tecnologia.

Uma equipe da União Química embarca nesta segunda-feira (11/1) para a Rússia a fim de tratar do assunto. “Os insumos, células e meios de cultura já estão na fábrica, e a previsão é realmente iniciar a produção na próxima sexta-feira”, afirmou.

Em âmbito nacional, a União Química ainda aguarda autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar os testes da fase 3 do imunizante.

Protocolo

A União Química, em parceria com o Fundo de Investimentos Diretos da Rússia, protocolou na Anvisa, em 29 de dezembro, o pedido formal para submissão do Dossiê de Desenvolvimento Clínico de Medicamento (DDCM).

O documento é relativo à fase de testes clínicos e é uma das exigências para um posterior registro oficial da vacina Sputnik V contra a Covid-19 no Brasil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?