Brasília muda poucos dias após início das chuvas. Veja antes e depois
Imagens impressionam pelo contraste: em vinte dias, mato cresceu e árvores ficaram mais verdes. Seca no DF foi histórica em 2024
atualizado
Compartilhar notícia
O Distrito Federal viveu uma seca histórica em 2024. Os 167 dias seguidos de estiagem fizeram os brasilienses aguardarem ansiosos a volta das chuvas. Um morador decidiu fazer até um antes e depois para mostrar como a natureza sentiu falta do período chuvoso.
Assista:
As imagens impressionam pelo contraste. No primeiro vídeo, a falta de umidade é visível, com as folhas mortas e o mato seco. Na segunda imagem, após sete dias de chuvas, as árvores têm mais brilho, e o chão está bem mais verde.
O primeiro vídeo foi feito em setembro, à tarde. Já o segundo foi registrado no último dia 16, pela manhã. O local filmado fica na Asa Norte.
O autor do vídeo é o empresário Marcus Vinícios de Oliveira, 33 anos. Marcus conta que fez o vídeo pensando justamente em registrar o contraste entre a seca e o tempo de chuva.
“É meu segundo vídeo nesse sentido. Em agosto, eu havia feito um no sentido inverso, mostrando o verde e a seca”, explica.
Brasiliense apaixonado pelo “quadradinho”, Marcus costuma registrar a cidade a partir do seu olhar. Em maio, por exemplo, ele produziu um vídeo explicando a lógica das placas da cidade. “Acho o projeto das placas incrível, é a cara da cidade. Às vezes valorizamos demais outros países e temos coisas incríveis aqui”, comenta.
Acostumado com as mudanças repentinas de clima como um bom brasiliense, Marcus prefere o meio-termo entre chuva e estiagem. “Os extremos são sofridos. A fumaça esse ano foi terrível, mas as chuvas alagam a Asa Norte, onde moro. O meio-termo seria perfeito para Brasília”, encerra.