Brasília em alerta vermelho: entenda o que significa o termo
A umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 12%, um índice muito inferior ao ideal de 60%, recomendado pela Organização Mundial de Saúde
atualizado
Compartilhar notícia
O Distrito Federal está sob alerta vermelho para baixa umidade entre 13h e 17h desta segunda-feira (2/9). O termo significa que a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 12%, um índice muito inferior ao ideal de 60% recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Esse cenário de alerta indica grandes riscos à saúde, como o surgimento de doenças pulmonares e dores de cabeça, além de aumentar significativamente a possibilidade de incêndios florestais.
Até o final do dia, outros dois níveis de alerta também estarão em vigor no DF. O alerta laranja, que indica um risco moderado de incêndios e problemas de saúde como ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz, e o alerta amarelo, que aponta para um risco mais baixo, com umidade relativa do ar entre 20% e 30%.
Veja como se proteger:
- Beba bastante líquido;
- Evite atividades físicas durante o período seco;
- Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
- Use hidratante para a pele e umidifique o ambiente;
- Evite bebidas diuréticas, como café e álcool;
- Em caso de necessidade, entre em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou com o Corpo de Bombeiros (telefone 193).