Brasília é o mais novo destino turístico inteligente do Brasil
A indicação foi feita durante videoconferência conduzida pelo ministro do Turismo, Gilson Machado Neto
atualizado
Compartilhar notícia
O Ministério do Turismo (MTur) indicou Brasília como Destino Turístico Inteligente do Brasil. A chancela foi já foi concedida a nove cidades – de um total de 10 – que integrarão um projeto-piloto com o objetivo de aumentar o desenvolvimento e a competitividade entre os destinos turísticos.
A indicação foi feita durante videoconferência conduzida pelo ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, nesta semana.
Com exceção do Sudoeste, representada apenas pelo Rio de Janeiro, duas capitais de cada região brasileira participarão do projeto-piloto: Rio Branco (AC) e Palmas (TO), na Região Norte; Recife (PE) e Salvador (BA), pelo Nordeste; Campo Grande (MS) e Brasília (DF), no Centro-Oeste; Florianópolis (SC) e Curitiba (PR), no Sul; além do Rio. A décima cidade será anunciada em breve, após análise de procedimentos e especificidades regionais.
“Essa iniciativa vai ampliar ainda mais a competitividade dos destinos da nossa capital, além de melhorar a eficiência dos processos de comercialização e de desenvolvimento sustentável locais, gerar economia e renda. E o mais importante: melhorar a experiência dos turistas”, destaca Vanessa Mendonça, secretária de Turismo do DF.
Essa é a primeira vez que o país terá uma política pública para promoção de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). Surge como uma grande oportunidade de mudar a realidade do turismo, especialmente em relação ao turista internacional que chega ao Brasil, e claro, em relação aos brasileiros. Com a pandemia, 11 milhões de brasileiros que viajavam para o exterior, agora, estão aproveitando para conhecer melhor o próprio país.
“O desafio é fidelizá-los para que, cada vez mais, o brasileiro se orgulhe do seu país e viaje dentro dele”, ressaltou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.
Em janeiro deste ano, o Ministério do Turismo firmou parceria com o instituto argentino Ciudades Del Futuro (ICF), com a Sociedade Mercantil Estatal para a Gestão da Inovação e as Tecnologias Turísticas (SEGITTUR), da Espanha, e instituições pioneiras no segmento.
A iniciativa envolve, além do desenvolvimento de uma metodologia adaptada à realidade brasileira para o desenvolvimento de Destinos Turísticos Inteligentes, a realização de um diagnóstico situacional dos destinos que farão parte do projeto e a capacitação de gestores federais e locais.
Está previsto ainda, o acompanhamento da implementação das soluções relacionadas à eficiência na governança; a correta utilização de recursos públicos; o respeito às normas de acessibilidade e aos princípios de sustentabilidade e, também, a utilização da tecnologia a favor da valorização dos destinos e seus patrimônios, ao mesmo tempo em que as demandas dos turistas e visitantes sejam atendidas.
A Setur-DF desenvolveu ferramentas que levam os visitantes a um passeio pelos monumentos e pontos turísticos da cidade de uma maneira totalmente virtual. Por meio de um catálogo de rotas acessíveis pela plataforma Google Earth é possível conhecer 80 pontos turísticos mapeados por temas – Rota Cívica, Rota Arquitetônica, Rota Cultural, Rota Náutica, Rota do Cerrado, Rota da Paz e Rota Fora dos Eixos. (Com informações da Setur-DF)