metropoles.com

Brasília celebra dia de Iemanjá com festa na Prainha do Lago

Programação contou com a presença de diversos terreiros locais, grupos musicais, roda de capoeira e aulão de dança afro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
André Borges/Esp. Metrópoles
Festa-para-Iemanjá-61
1 de 1 Festa-para-Iemanjá-61 - Foto: André Borges/Esp. Metrópoles

A rainha do Mar, celebrada anualmente em todo o país, como de costume também ganhou uma homenagem em Brasília. Neste domingo (02/02/2020), ocorreu a Festa para Iemanjá, na Praça dos Orixás, a popular Prainha do Lago. A programação, pensada cuidadosamente para contemplar as culturas tradicionais de matriz africanas negras e brasileiras, contou com a presença de diversos terreiros locais, grupos musicais, roda de capoeira e aulão de dança afro.

Além de prestigiar Iemanjá, mãe de todos os orixás, a Festa das Águas estendeu as homenagens para Oxum, rainha da água doce e dona dos rios e cachoeiras. Ela representa a sabedoria e o poder feminino.

O evento é uma realização do Instituto Rosa dos Ventos, que prima pela valorização das culturas populares e de matrizes africanas, especialmente as produzidas no Distrito Federal. Desde 2012, a associação produz festivais de música, montagens de espetáculos, aula-espetáculos, atividades formativas, agencia grupos, produtores e artistas, além de outras criações que têm em seus conteúdos a fertilidade da cultura diversa e rica do povo brasileiro.

Veja fotos da festa da rainha dos mares:

8 imagens
1 de 8

André Borges/Esp. Metrópoles
2 de 8

André Borges/Esp. Metrópoles
3 de 8

André Borges/Esp. Metrópoles
4 de 8

André Borges/Esp. Metrópoles
5 de 8

André Borges/Esp. Metrópoles
6 de 8

André Borges/Esp. Metrópoles
7 de 8

André Borges/Esp. Metrópoles
8 de 8

André Borges/Esp. Metrópoles
Feira

O Festejo integra o Circuito Candango de Culturas Populares, projeto idealizado pelo Instituto e fomentado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. O objetivo é promover territórios culturais do DF, além de valorizar expressões culturais.

Segundo a organização, a festa teve uma feira afro composta por expositores locais e uma praça de alimentação. E é claro, o bolinho de Iansã, o famoso acarajé, estará entre as opções gastronômicas. A loja itinerante do Circuito Candango de Culturas com produtos personalizados, grafismos e ilustrações de territórios e eventos do projeto também teve um espaço especial.

“A Festa das Águas tem a proposta de reafirmar a Praça dos Orixás enquanto patrimônio do DF junto a Festa de Iemanjá, que é patrimônio cultural nacional. O intuito é valorizar esse espaço e ampliar sua ocupação com os terreiros locais, grupos culturais, praça de artesanato e gastronomia, reafirmando a força e a beleza das culturas de matriz africana”, afirma Stéffanie Oliveira, presidente da Rosa dos Ventos e coordenadora do evento.

Palco Prainha

O dia seguiu com muita música. No Palco Prainha, espaço destinado para as apresentações musicais, sambistas, cantores, grupos e artistas locais complementam as homenagens para Iemanjá. Às 19h está prevista uma roda de samba composta especialmente para a rainha do mar.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?