Brasília 60 anos: filme homenageia empreendedores pioneiros
Documentário registra depoimentos de 20 importantes personalidades que ajudaram na criação e no desenvolvimento da capital
atualizado
Compartilhar notícia
Brasília é uma das poucas cidades do mundo em que é possível homenagear, ainda em vida, aqueles que ajudaram a ergue-la. Em ocasião dos 60 anos da capital, um documentário resgata importantes histórias de 20 empreendedores pioneiros que, com muita coragem e visão, arregaçaram as mangas e ajudaram a construir um sonho no Planalto Central do país.
Com base em depoimentos, documentos e patrimônios pessoais, a obra mostra a afinidade que esses empresários tiveram com o espírito inovador da cidade. Nomes icônicos como o de Gilberto Salomão, Osório Adriano, Antônio Matias, César Barney, Roosevelt Beltrão, Getúlio Américo Moreira Lopes, Janete Vaz, entre outros, revelam histórias únicas e cheias de curiosidades de quem só viveu o começo da capital sabe.
“A ideia do documentário ‘Brasília 60 anos’ partiu do filho de um dos pioneiros entrevistados, Phelipe Matias, que sentia a necessidade de demonstrar a veia empreendedora e de inovação dos brasileiros que deixaram suas vidas em outras cidades e tomaram o sonho de Juscelino Kubistchek como sendo deles também”, explica o produtor Tiago Falqueiro. O projeto, idealizado pela incorporadora Empreendimentos Brasília, está previsto para ser lançado oficialmente em abril de 2020, no Cine Brasília, e conta com a parceria do Metrópoles.
Memórias vivas
O projeto registra importantes depoimentos de personalidades inovadoras em seu tempo, que fizeram e ainda fazem da cidade o que ela é hoje. Um dos entrevistados, o arquiteto colombiano César Barney fez parte da primeira equipe de trabalhadores da construção civil em Brasília. Do escritório feito de madeira, ele relembra como desenhava projetos para a capital idealizada por JK. “A gente fazia projetos para uma cidade que não existia ainda. Então eu fiz escolas, postos de polícia, postos de saúde, um monte de coisas”, revelou Barney no documentário.
O mineiro Osório Adriano chegou a Brasília aos 27 anos e lembra que, naquela época, só existia a esperança de se construir o grande sonho brasileiro de ter uma capital no interior. “Eu diria que aí surgiram os pioneiros corajosos como Juscelino”, relembrou o engenheiro e ex-deputado federal.
Janete Vaz, bioquímica e uma das fundadoras do Grupo Sabin, disse não esquecer nunca o dia em que conheceu Brasília, por ter sido na mesma data em que o homem chegou à lua. “Não tem jeito de esquecer. Era um local que você podia sonhar. Você tinha uma certeza absoluta de que cresceria junto com a capital”, contou.
Com brilho nos olhos, o empresário Elson Cascão, da Rede Cascol, orgulha-se da cidade que viu nascer. “Não vemos nada no mundo que se pareça com Brasília. Foram arquitetos e urbanistas brasileiros que projetaram isso e nós, como operários, fizemos. Também me sinto um operário de Brasília”, afirmou. A preview do projeto Brasília 60 anos foi realizado em 31 de outubro, no Memorial JK, e contou com a presença de pioneiros que participaram do documentário, familiares e autoridades.
A capital planejada
Brasília foi inaugurada em 21 de abril de 1960, após três anos e meio de construção, pelo então presidente Juscelino Kubitschek. Em 1987, a cidade ganhou reconhecimento pela Unesco como patrimônio mundial. Anos depois, recebeu o título de Cidade do Design, sendo incluída pela Unesco na Rede de Cidades Criativas. Idealizada pelos arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, os monumentos arquitetônicos e o paisagismo da cidade justificam o mérito.
O design moderno passa por pontos como a Ponte JK, a arquitetura de frestas do Superior Tribunal de Justiça, o desenho dos prédios das Super Quadras do Plano Piloto, Catedral Metropolitana e até as ruas largas e bem divididas, que também irão figurar o documentário em celebração aos 60 anos de Brasília, juntamente com outros pontos turísticos.