metropoles.com

Bombeiros terão férias suspensas para combater incêndios, diz Ibaneis

Governador Ibaneis Rocha (MDB) disse ao Metrópoles que bombeiros cedidos à Força Nacional também serão convocados de volta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
IGO ESTRELA/Metropoles @igoestrela
Ibaneis Rocha chega para a posse do Flávio Dino como ministro do STF
1 de 1 Ibaneis Rocha chega para a posse do Flávio Dino como ministro do STF - Foto: <p>IGO ESTRELA/Metropoles<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

O Governo do DF (GDF) vai suspender as férias de todos os militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) da capital, que serão convocados para o combate ao incêndio que destrói o Parque Nacional de Brasília desde domingo (15/9). O governador Ibaneis Rocha (MDB) disse ao Metrópoles que também irá convocar de volta os integrantes da corporação que estão cedidos à Força Nacional ou outros órgãos.

O incêndio que atinge o Parque Nacional de Brasília, também conhecido como Água Mineral, começou na tarde de domingo. Segundo o último balanço divulgado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), 700 hectares de área interna do parque já foram atingidos pelas chamas, o que equivale a 980 campos de futebol.

“Vamos reforçar a prevenção com bombeiros indo aos locais que costumam ter incêndio e não apenas trabalhar quando o fogo já surgiu. Todos os bombeiros terão as férias suspensas e os bombeiros que estão cedidos, inclusive para a Força Nacional, voltarão”, revelou Ibaneis.

Outras medidas

Todos os dias, logo nas primeiras horas da manhã, o CBMDF passará a sobrevoar a capital federal a fim de identificar focos de incêndios florestais. A medida, acordada entre órgãos do GDF durante reunião nesta segunda-feira (16/9), visa agilizar o combate às chamas, que destroem vários pontos do Cerrado, inclusive grande parte do Parque Nacional de Brasília.

Segundo a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, que participou da reunião, 1,5 mil homens estarão mobilizados para combater os incêndios florestais. “Helicópteros dos bombeiros e da Polícia Militar (PMDF) vão sobrevoar todo o DF para levantar onde tem foco de incêndio. Eles já avisam aos bombeiros, que vão mandar equipe para os locais”, disse a chefe da pasta.

Em relação às escolas, a secretária afirmou que o protocolo segue o mesmo método adotado desde o início das queimadas. “Onde há foco de fumaça e fuligem, as escolas podem suspender as aulas, marcando um novo calendário de reposição”, completou Hélvia.

SEEDF autoriza escolas a suspenderem aulas; UnB terá expediente remoto

Incêndio no Parque Nacional de Brasília

Tomado por fumaça e névoa seca, o DF amargou graves níveis de poluição. Segundo plataformas de monitoramento, a qualidade do ar chegou a patamares absolutamente insalubres.

O incêndio de grandes proporções que destrói a vegetação e ameaça a fauna do Parque Nacional de Brasília provocou uma densa coluna de fumaça.

O Exército também ajudar os militares do CBMDF no combate às queimadas que atingem o Parque Nacional de Brasília desde domingo (15/9). A fumaça cobriu grande parte do Distrito Federal e a qualidade do ar chegou a um nível “péssimo” e “perigoso”.

A informação foi confirmada pelo chefe substituto da reserva ecológica, Grahal Benatti, em coletiva de imprensa, na manhã desta segunda. De acordo com Benatti, aproximadamente 700 hectares da área de mata da Água Mineral de Brasília foram consumidos pelas chamas. “Pelo cálculo que fizemos das imagens de satélite, avaliamos a área queimada até o momento. O número de 1,2 mil hectares pode incluir a área atingida também fora do parque”, destacou o chefe substituto.

A Polícia Federal vai investigar a origem do incêndio. Para o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Ibram, a suspeita é de ação criminosa.

8 imagens
Moradores da Granja do torto tentam apagar as chamas com baldes de água
1 de 8

Vinícius Schmidt/Metrópoles (@vinicius.foto)
2 de 8

3 de 8

Moradores da Granja do torto tentam apagar as chamas com baldes de água

Vinícius Schmidt/Metrópoles (@vinicius.foto)
4 de 8

Vinícius Schmidt/Metrópoles (@vinicius.foto)
5 de 8

Vinícius Schmidt/Metrópoles (@vinicius.foto)
6 de 8

Vinícius Schmidt/Metrópoles (@vinicius.foto)
7 de 8

Vinícius Schmidt/Metrópoles (@vinicius.foto)
8 de 8

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?