Bombeiros reiniciam buscas por homem que desapareceu sábado no Lago
Militares reiniciaram buscas pelo homem de 33 anos às 7h desta segunda-feira. Ele teria pulado na água para recuperar o boné de um amigo
atualizado
Compartilhar notícia
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) retomou, por volta das 7h desta segunda-feira (19/9), as buscas por Henrique da Silva Oliveira, 33 anos, que desapareceu no Lago Paranoá na tarde de sábado (17/9).
“Ele sabe nadar, mas ventava muito”, diz cunhado de desaparecido no Lago
A corporação detalhou como ocorrem as buscas, perto da Ponte JK. As equipes trabalham com duas duplas de mergulhadores, em pontos próximos ao do desaparecimento. “No local onde (ele) afundou, foi feito um quadrante e (ele) não foi encontrado. Estamos trabalhando por quadrantes (em área) de 30 por 30, 40 por 40 (metros), dependendo do local. E em profundidade média de 15m”, comentou o tenente Renato Augusto, do CBMDF.
Em função das dificuldades de visibilidade nessa profundidade, as duplas usam uma técnica conhecia como “arrasto”, segundo o tenente. Os mergulhadores ficam atados a uma corda e a outra extremidade mantém-se presa à embarcação dos bombeiros.
“A lancha vai fazendo esse quadrante, arrastando lentamente os mergulhadores, que vão tateando o leito do lago, na expectativa de encontrar algo parecido com um corpo. Encontrando-o, agarram-se a ele e fazem um sinal pela própria corda para o içamento”, acrescentou Renato Augusto.
O efetivo da corporação deve aumentar ao longo do dia, segundo os bombeiros.
Assista a momentos das buscas:
Águas agitadas
Uma pessoa ligada à família do desaparecido relatou ao Metrópoles que ele pulou no Lago Paranoá, próximo à Ponte JK, para tentar recuperar o boné de um amigo. O item havia caído da lancha em que ele estava. Contudo, as águas estavam agitadas e, por isso, ele não retornou.
As pessoas presentes na embarcação ainda jogaram uma boia e uma corda para o amigo, mas ele não conseguiu se agarrar a nenhum dos itens de salvamento.
Este é o terceiro dia de buscas. Os militares dos bombeiros encerraram os trabalhos no domingo (18/9), por volta das 18h30, devido às dificuldades de visibilidade.