Bombeiros fazem simulação de combate a incêndio em garagem de ônibus
A ação contou com o uso de viaturas, incluindo veículos de combate a incêndio, unidades de salvamento e ambulâncias de emergência médica
atualizado
Compartilhar notícia
Um grupo de 15 bombeiros militares do 10º Grupamento de Bombeiros Militares do Distrito Federal (CBMDF) participou de um simulado de combate a incêndio de extrema importância realizado na garagem de ônibus da Viação Pioneira, no Itapoã, na última sexta-feira (8/9). A ação contou com o uso de viaturas especializadas, incluindo veículos de combate a incêndio, unidades de salvamento e ambulâncias de emergência médica.
O subtenente R. Soares, do Corpo de Bombeiros, explicou os riscos associados a incêndios em ônibus. “Devido ao espaço limitado e à potencial ocorrência de incêndios durante o trajeto, é fundamental agir com rapidez. Os materiais inflamáveis dos veículos podem causar uma propagação veloz das chamas”, disse
O CBMDF também ressaltou o papel dos passageiros na identificação precoce de incêndios. Eles devem pedir ao motorista que pare o veículo para uma ação segura, prestando apoio especial a idosos, pessoas com deficiência e grávidas. Além disso, manter uma distância segura do ônibus é crucial para evitar possíveis lesões em caso de explosão.
Veja imagens da simulação:
“Se as chamas estiverem no estágio inicial, é possível usar extintores de incêndio. Simulações como essa são essenciais para o treinamento e preparação dos bombeiros, garantindo que estejam prontos para agir em situações de emergência reais e contribuindo para a segurança da comunidade”, conclui o subtenente R. Soares.