Bombeiros do DF são homenageados após retornarem de missão no Haiti
Vice-governador do DF disse que os militares deram uma “demonstração de heroísmo”
atualizado
Compartilhar notícia
Os membros do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) enviados para ajuda humanitária no Haiti foram homenageados pelo governo local, na manhã desta terça-feira (5/10), em uma solenidade no Palácio do Buriti.
“Os senhores deram à nação uma demonstração de heroísmo”, destacou o vice-governador do DF, Paco Britto (Avante). Ele destacou, ainda, a participação de mulheres militares na missão. “Nós temos as melhores forças policiais e militares do país”, afirmou.
Segundo o comandante geral do CBMDF, coronel Bonfim, a participação do DF foi importante para o Haiti e para a construção do profissionalismo da tropa. “A cabeça pensa onde os pés pisam”, pontuou.
O líder da missão do DF no Haiti, coronel Teixeira agradeceu a confiança depositada pelas autoridades na tropa. O militar se voluntariou para a missão e também enalteceu ao empenho da tropa. “A missão foi cumprida com o maior carinho e esmero possível”, declarou. Do ponto de vista de Teixeira, a população do Haiti estava muita sofrida. Mas a ajuda humanitária foi importante para a recuperação do país.
Na leitura do secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo, a operação “demonstra a nossa capacidade de mobilização e pronto emprego”. “As forças de segurança do DF estão prontas para qualquer missão, em qualquer local, a qualquer hora”, assinalou.
O CBMDF enviou, no total, 24 militares para apoiar a população do Haiti. Junto a membros da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) e do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), prestaram ajuda na recuperação do país após um terremoto de magnitude 7.2 na Escala Richter e a tempestade tropical Grace.
Os desastres culminaram em mais de 2 mil mortos e 10 mil feridos. A missão humanitária durou 21 dias.