Bombeiros retomam combate a incêndio no Parque Nacional de Brasília nesta 6ª
Fogo começou na região na tarde dessa 5ª feira (13/10). Bombeiros deslocaram militares à área para prevenir chamas, que recomeçaram nesta 6ª
atualizado
Compartilhar notícia
O incêndio que atinge o Parque Nacional de Brasília ficou sob controle na manhã desta sexta-feira (14/10), segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). A corporação havia deslocado 15 combatentes para atuar no local ao longo da manhã e prevenir uma possível reignição das chamas. No entanto, por volta das 8h50, o fogo recomeçou, com concentração em três focos.
Equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) atuam no local, com 20 funcionários. O fogo que afeta a região novamente alcançou proporções médias e, na tarde de quinta-feira (13/10), militares se concentram na área para combater a queimada.
O CBMDF conta com 12 veículos e 60 militares no parque, além de ter apoio de uma aeronave. Até a mais recente atualização desta reportagem, a corporação não havia divulgado informações sobre a extensão da área afetada.
Veja imagens do combate ao incêndio nesta sexta-feira (14/10):
Seca
Em setembro, incêndios florestais também atingiram o Parque Nacional de Brasília e consumiram 7.669,75 hectares da região — área aproximada do bairro Lago Sul, com extensão de 7.605,6ha em 2017, segundo o Atlas do Distrito Federal.
A área total do parque tem 42.355ha. O fogo chegou a se aproximar da barragem de Santa Maria, o segundo reservatório mais importante do Distrito Federal. A queimada durou quase 10 dias.