metropoles.com

Bombeiros capacitam pessoas para salvamento no Lago Paranoá

Oficina gratuita vai habilitar praticantes de stand up paddle e caiaque a prestar os primeiros atendimentos a possíveis vítimas de afogamentos. Única exigência para fazer o curso é saber nadar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Renato Araújo/Agência Brasília
SUP salvo
1 de 1 SUP salvo - Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

O Corpo de Bombeiros quer a ajuda da população para reduzir o número de afogamentos no Lago Paranoá. A corporação abriu inscrições para oficina gratuita de salvamento, a SUP Salva. A atividade ocorre em 4 de junho, das 9h às 12h30, no Clube do Remo, em frente ao Museu de Arte de Brasília. As inscrições estão abertas e devem ser feitas por telefone (3901-3446 ou 3901-7403) até o limite de 40 vagas.

Essa é a segunda edição da SUP Salva, que ocorreu pela primeira vez em 30 de abril, com o mesmo número de participantes. A iniciativa é da Companhia de Salvamento Aquático do Grupamento de Busca e Salvamento. Os próprios militares ministram a oficina, e o equipamento é fornecido pelo Clube do Remo.

De acordo com o tenente Victor Gonzaga de Mendonça, comandante da companhia, o projeto habilita praticantes de stand up paddle (prancha e remo) e caiaque a prestar os primeiros atendimentos a possíveis vítimas de afogamentos no Lago Paranoá. “Esses incidentes requerem ação imediata e, muitas vezes, não é possível acionar a equipe”, explica o militar. “Nossa ideia é capacitar as pessoas para, quando estiverem por perto, agirem de maneira rápida, eficiente e, principalmente, segura”, afirma Mendonça.

Não há idade máxima ou mínima; a exigência é que o interessado saiba nadar. Durante a oficina, serão ensinadas técnicas de abordagem à vítima utilizando o equipamento. Também haverá palestra sobre primeiros socorros.

Rondas
Em 2015, o grupamento registrou 60 afogamentos no Lago Paranoá. Neste ano, foram 28 nos cinco primeiros meses.

O tenente Mendonça reforça que a Companhia de Salvamento Aquático atua diariamente com foco na prevenção de afogamentos. São 50 servidores que patrulham todo o Lago Paranoá. Os bombeiros não usam o stand up paddle para esse serviço, que é feito com lanchas, jet skys e escaleres (embarcações a remo e a vela).

De segunda a sexta, eles fazem rondas periódicas em todo o lago. Aos sábados, domingos e feriados, devido à grande movimentação, os guarda-vidas e mergulhadores são divididos em cinco postos fixos — piscinão, Lago Sul, Lago Norte, Ermida Dom Bosco, Ponte JK e barragem — para reforçar a segurança dos visitantes.

Serviço do SUP Salva
Data: 4 de junho (sábado)
Horário: das 9  às 12h30
Onde: no Clube do Remo (SHTN Trecho 1, Polo 3, Lote 8, em frente ao Museu de Arte de Brasília)
Inscrições e informações: 3901-3446 e 3901-7403
Limite de vagas: 40
Preço: Gratuito

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?