“Bombeiro Durão”: militares do DF ganham medalhas em torneio na Arábia
Equipe de oito membros do CBMDF participaram da Toughest Firefighter Alive no início de março deste ano, conquistando três medalhas de ouro
atualizado
Compartilhar notícia
A equipe de atletas do Corpo de Bombeiros Militares do Distrito Federal (CBMDF) conquistou oito medalhas, entre elas três de ouro, na competição Toughest Firefighter Alive – conhecida dentro da corporação como “Bombeiro Durão” – entre os dias 4 e 9 de março. A comitiva, composta de seis bombeiros e duas bombeiras, retornou ao Brasil na noite dessa segunda-feira (11/3). Veja vídeos da competição.
Com desafios que simulam as situações dos procedimentos de resgate à vítima, esta edição da competição internacional ocorreu na cidade de Dhahran, na Arábia Saudita, e contou com a presença de 108 profissionais de 25 países diferentes.
Os atletas do CBMDF conquistaram medalha de ouro em três categorias: revezamento de equipe mista, desempenho individual misto e desempenho feminino. Dessas, duas foram conquistadas pela sargento Luiza Velho. Segundo o chefe da delegação brasileira, o subtenente Bernardo Viegas, o desempenho dos atletas do CBMDF é uma vitória não só para todos os socorristas brasileiros, mas em especial para a corporação do Distrito Federal.
“O bombeiro brasileiro é um pouco diferente. A gente vai muito além das outras corporações quanto se trata das áreas do salvamento e do combate a incêndio. E nossa equipe de atletas se prepara constantemente, por isso a gente consegue situar a nossa corporação entre as melhores equipes do mundo com uma certa frequência. Estamos muito felizes de trazer esse resultado para a nossa corporação, para a cidade de Brasília e também para a bandeira verde e amarela para o Brasil” declarou o atleta.
Os bombeiros brasileiros tem um longo histórico de participação em premiações internacionais, sendo o único país da América Latina a ser considerado melhor do mundo. O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal desde 1996 faz parte dessas competições, tendo inclusive se colocado entre os cinco melhores na edição anterior da competição, em 2022.