metropoles.com

Bolsonaro sanciona projeto de lei que reduz área da Flona em 43%

O objetivo da lei é permitir regularização da região que contempla o Assentamento 26 de Setembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
PMDF apura denúncia de participação de policiais militares em milícia no Assentamento 26 de Setembro - Metrópoles
1 de 1 PMDF apura denúncia de participação de policiais militares em milícia no Assentamento 26 de Setembro - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou nesta sexta-feira (9/9) legislação que reduz em 43% a área da Floresta Nacional de Brasília (Flona). O objetivo da lei é permitir a regularização da região que contempla o Assentamento 26 de Setembro (foto em destaque).

A Lei nº 14.447 de 2022 foi publica no Diário Oficial da União (DOU), após o projeto de lei ser aprovado no plenário do Senado Federal em 10 de agosto. Na casa legislativa, a proposta teve autoria da ex-ministra Flávia Arruda (PL) e foi relatada em plenário pelo senador Izalci Lucas (PSDB).

A Flona é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Até a promulgação da lei, a região era composta por aproximadamente 9.346 hectares divididos em quatro áreas: a primeira tem 3.353 hectares (36% do total); a segunda conta com 996 hectares (11%); a terceira tem 3.071 hectares (33%); enquanto o último pedaço é formado por 1.926 hectares (21%).

A nova regra ampliou o perímetro da primeira área, promoveu ajustes no perímetro da última área da unidade de conservação e desvinculou parte das áreas subsequentes (2 e 3) para fins de regularização urbana. A estimativa é que o novo desenho da floresta exclui 4.067 hectares de sua composição original, ou seja, 43,5% da área.

Na discussão no Senado, foi colocado que o objetivo da nova área é resolver o conflito fundiário em torno da criação do Assentamento 26 de Setembro, que perdura desde 1996. Em contrapartida, o projeto se propõe a definir futuramente uma “área de compensação” à Flona pela perda de terreno.

Antes de ser sancionada, a legislação foi criticada por associações que defendem o meio ambiente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?