Bolsonaro vai ao Detran-DF para renovar carteira de habilitação
Presidente da República também se encontrou com secretário de Segurança do DF, Anderson Torres. Compromissos não estavam na agenda oficial
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), reservou parte de sua agenda nesta quinta-feira (04/06) para um compromisso pessoal: renovar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No começo da tarde, ele teve um breve encontro com o secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, e depois se dirigiu à sede do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) a fim de renovar o documento. Os prédios da Secretaria de Segurança (SSP-DF) e do Detran-DF são vizinhos.
O compromisso não consta na agenda oficial do presidente nesta quarta. Ele chegou no início da tarde à SSP-DF e subiu ao gabinete do secretário de Segurança pelo elevador privativo. Segundo fontes da secretaria relataram ao Metrópoles, a conversa não durou mais de 20 minutos, mas o encontro foi registrado em uma foto oficial (imagem em destaque).
Depois, o presidente se encaminhou ao Detran, onde chegou por volta das 15h e fez a biometria para a nova carta de condutor. A segurança no órgão foi reforçada para receber o presidente da República.
Servidores do Governo do Distrito Federal foram orientados a não se aproximar do presidente da República nem tirar fotos de Bolsonaro nos prédios da SSP e do Detran-DF. O secretário Anderson Torres, contudo, registrou o encontro em sua conta pessoal no Instagram (veja abaixo). Na postagem, Torres afirma que o presidente e ele trataram de “assuntos locais com relação à Segurança Pública.”
Confira:
Após deixar os prédios do Executivo distrital, Bolsonaro ainda passou pelo centro comercial Gilberto Salomão, onde apoiadores tiraram fotos e fizeram vídeos do presidente visitando, entre outros pontos, a loja da operadora de turismo CVC. Ele e os seguranças que o acompanhavam usavam máscaras de proteção.
Veja o vídeo:
Aproximação
Recentemente, o Governo do Distrito Federal tem estreitado as relações com o governo federal. O governador Ibaneis Rocha (MDB) e o presidente trataram de medidas a serem adotadas para conter a pandemia do novo coronavírus. Após um desses encontros, Bolsonaro chegou a declarar: “Tô apaixonado por ele”.
O governador do DF e o próprio secretário Anderson Torres participaram recentemente de vários encontros (veja fotos abaixo) com o presidente da República e integrantes de sua gestão para tratar do reajuste das forças de segurança do DF, que começa a ser pago em 7 de julho.
Além disso, o secretário de Segurança do DF, que é delegado da Polícia Federal, é um dos nomes cotados para o novo Ministério da Segurança Pública, que Bolsonaro pretende criar, assim como o ex-deputado federal Alberto Fraga, que nega o convite. O presidente também analisa a possibilidade de promover uma minirreforma no governo federal para estancar a crise política. E Torres pode ocupar outros postos em uma nova configuração do Planalto.
Quando ainda negociava com o ex-ministro da Justiça Sergio Moro a demissão do então diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, em janeiro deste ano, o presidente Jair Bolsonaro chegou a sugerir o nome do atual secretário de Segurança Pública do Distrito Federal como homem de sua confiança para a instituição. Anderson Torres permaneceu no GDF e, em maio, Moro e Valeixo deixaram o governo federal.