Bolsonaristas seguem em vigília em frente ao QG do Exército
Na manhã desta quarta-feira (2/11), há aproximadamente 200 bolsonaristas acampados em barracas verde e amarelo no local
atualizado
Compartilhar notícia
A chuva na capital federal não impediu que o grupo de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) se manifestasse contra o resultado das eleições, na terça-feira (1º/11), em frente ao Quartel General do Exército, no Setor Militar Urbano (SMU). Os bolsonaristas questionam a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no último dia 30 de outubro, quando o petista recebeu mais de 60 milhões de votos.
Na manhã desta quarta-feira (2/11), há aproximadamente 200 bolsonaristas acampados em barracas verde e amarelo no local.
Veja prints de conversas de bolsonaristas orquestrando bloqueios no DF
Nas primeiras horas desta manhã, mais apoiadores do atual presidente da República chegavam para o protesto, que iniciou na tarde de terça-feira (1/11), estendeu-se pela madrugada e segue nesta quarta (2). O grupo fez um círculo de orações, e os líderes passaram algumas instruções. Às 9h, todos pretendem realizar um ato no local.
“Não peguem pilha. Evitem levar bebidas alcoólicas. Não vamos passar para lá, não vamos entrar na área do Exército. Nós somos uma resistência civil contra isso”, disse um dos manifestantes.
O objetivo do grupo é ficar acampado “até que as Forças Armadas façam uma intervenção federal”. Os bolsonaristas também pedem que seja aplicado o artigo 142 da Constituição Federal, que não autoriza intervenção militar, embora seja nisso que os eleitores de Bolsonaro acreditem. Militares do Exército protegem as dependências do QG a fim de evitar qualquer tentativa de invasão.
Protestos de bolsonaristas pelo país
Desde o fim da noite de domingo (30/10) manifestantes a favor da vitória de Jair Bolsonaro (PL) foram às ruas com o objetivo de questionar o resultado do pleito 2022. O movimento mais evidente desde então tem sido o bloqueio de caminhoneiros em diversas rodovias do Brasil.
As barreiras, no DF, criaram risco de desabastecimento de combustíveis e até mesmo de comida. No entanto, após decisão do presidente do TSE, Alexandre de Moraes, que autorizou o uso de policiais militares para a desobstrução das estradas, pelo menos as vias do Entorno da capital federal foram liberadas. Veja lista:
- BR-020
Km 0
Formosa (GO)
Situação: liberada - BR-040
Km 24
Luziânia (GO)
Situação: liberada - BR-040
Km 94
Cristalina (GO)
Situação: liberada - BR-070
Km 1
Águas Lindas (GO)
Situação: liberada - BR-080
Km 25
Brazlândia (DF)
Situação: liberada - BR-251
Km 14,5
Café Sem Troco (DF)
Situação: liberada
Nesta quarta-feira (2/11), Dia de Finados, há ainda, ao longo do território nacional, 156 bloqueios em 15 estados, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).