Bolsonaristas marcam nova manifestação em Brasília: “Voltar às ruas”
Parlamentares da direita convocam para novo protesto em Brasília, pós-8/1, contra Alexandre de Moraes, Flávio Dino e prisão de patriotas
atualizado
Compartilhar notícia
Bolsonaristas estão se mobilizando para um protesto em Brasília pós-8 de Janeiro, marcado para o próximo domingo (10/12), na Esplanada dos Ministérios. Oficialmente, parlamentares da direita divulgam que a manifestação é contra Alexandre de Moraes, Flávio Dino e a prisão de patriotas, mas há um clima de “teste” de força popular depois dos ataques antidemocráticos que terminaram com mais de mil bolsonaristas na cadeia.
Em vídeo divulgado em grupos de WhatsApp, parlamentares fazem a convocação sem pautas claras, pedindo “liberdade”, pressão ao “centrão” e “democracia”, contra “os desmandos de um comunista”. O senador Magno Malta (PL-ES) diz que é hora de “voltar às ruas”, mas pede que isso seja feito “ordeiramente”.
Deputados, como Nikolas Ferreira (PL-MG), citam ainda a morte de Cleriston Pereira da Cunha, 46 anos, o “Clezão”, que faleceu em 20 de novembro no Complexo Penitenciário da Papuda. O “patriota” estava preso preventivamente acusado de participar dos ataques de 8 de janeiro de 2023.
A própria família de “Clezão” aparece nas convocações bolsonaristas para o protesto em Brasília. O ato acontece após o “teste” de força de ruas em São Paulo, que aconteceu em 26 de novembro.
Após a publicação da matéria, a Secrretaria de Segurança Pública do Distrito Federal
Após a publicação da matéria, a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) informou em nota que “o evento em questão foi cadastrado na pasta”.