metropoles.com

Bloco 2 do Hospital da Criança é entregue, mas não atende de imediato

Após Justiça liberar Icipe, a obra que vai ampliar o serviço na unidade de saúde foi inaugurada nesta quarta-feira (4/7)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles
Hospital da criança bloco 2
1 de 1 Hospital da criança bloco 2 - Foto: JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles

O Bloco 2 do Hospital da Criança de Brasília José Alencar foi inaugurado nesta quarta-feira (4/7). São dois pavimentos erguidos em uma área de 22 mil metros quadros, 67 consultórios ambulatoriais, 202 leitos, centros cirúrgico e de diagnóstico, laboratórios de análise clínica e hematologia, unidade administrativa, área de apoio e um centro de ensino e pesquisa. A obra foi entregue, mas a nova unidade deve funcionar só a partir de outubro.

A construção do novo bloco é resultado de uma parceria do GDF com a Organização Mundial da Família (OMF). O Executivo local investiu 106,7 milhões na extensão do hospital que trata crianças com câncer e hemopatias e contou ainda com um aporte de US$ 10,5 milhões da OMF. O contrato foi assinado em 2012. Em abril deste ano, a inauguração esteve ameaçada, por conta da restrição da Justiça à continuidade do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe) na unidade de saúde.

Em declarações públicas na ocasião, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) chegou a classificar a saída do Icipe como uma “tragédia” que colocava em xeque o funcionamento da nova ala. Isso devido à dificuldade de contratar pediatras para a rede pública. “Cheguei a ficar aflito porque não conseguia entender como um hospital gerido tão bem foi questionado por um corporativismo que não pensa no interesse público. Mas nunca desanimei”, disse, nesta quarta.

A Justiça, porém, decidiu manter o Icipe no Hospital da Criança. E o governo conseguiu, dessa forma, inaugurar o Bloco 2 nesta quarta (4), antes da restrição eleitoral. Por ser de especialidades, a unidade não atende emergências – os pacientes chegam encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Tivemos de ter muita força para enfrentar tantas adversidades e conseguirmos vencer as dificuldades para chegarmos a esse momento. Hoje, entregamos a obra. A expectativa é de que até outubro o novo hospital esteja funcionando

Rodrigo Rollemberg, governador do Distrito Federal

Segundo o secretário de Saúde, Humberto Fonseca, antes de a unidade ser aberta ao público, é preciso testar equipamentos, treinar a equipe e cumprir protocolos de segurança para os pacientes. A expectativa é de que, com o novo bloco, o Hospital da Criança faça, por mês, 8,5 mil consultas e 250 cirurgias de médio e grande portes. Além disso, espera ofertar 500 internações e 850 diárias de UTI mensais.

5 imagens
1 de 5

JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles
2 de 5

JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles
3 de 5

JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles
4 de 5

JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles
5 de 5

JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles

A mãe de Rollemberg, Dona Tereza, e a esposa, Márcia Rollemberg, também participaram da inauguração do Bloco 2. A primeira-dama prestou homenagem à viúva do ex-vice-presidente José Alencar, Dona Mariza Gomes da Silva.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?