metropoles.com

Black Friday: consumidores do DF se queixam de propaganda enganosa

De acordo com o site Reclame Aqui, foram registradas 67 reclamações na capital do país até as 11h desta quinta-feira (23/11)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
EVELSON DE FREITAS / AE
IBGE / PIB
1 de 1 IBGE / PIB - Foto: EVELSON DE FREITAS / AE

A Black Friday tem dado dor de cabeça para alguns consumidores do Distrito Federal. Segundo dados do Reclame Aqui, site que registra queixas contra empresas, as principais reclamações são relacionadas a propaganda enganosa (37,5%). A outra denúncia é sobre atraso na entrega e divergência de valores, ambos com 3,6%.

Foram 67 reclamações entre quinta-feira (22/11) e 11h desta sexta-feira (23).  Os clientes do DF têm se apontado problemas com monitores e passagens aéreas, os dois com 11,4%. Em seguida, estão cartão de crédito e jogos, com 8,6%. No país, já foram 2.794 queixas até esta sexta.

Para quem pretende sair às compras e aproveitar as promoções, Rafael Rico, membro da Associação Brasileira dos Educadores Financeiros (Abefin), dá algumas dicas. Ele diz que a primeira coisa é refletir se você está realmente precisando do produto, se é um desejo ou até “comportamento de manada”, ou seja, comprar porque todo mundo está fazendo o mesmo. “É preciso fazer um planejamento. Com as contas organizadas é uma boa oportunidade para economizar”, explica.

Definidas as necessidades, é hora de ir às compras. A dica de Rafael é prestar atenção aos descontos falsos para não levar o produto pela metade do dobro. Alguns aplicativos ajudam na pesquisa, monitorando as mudanças de preço ao longo dos meses. Outro ponto importante é verificar o valor do frete, no caso de lojas on-line. “Às vezes as lojas acabam compensando na entrega e ela sai mais cara do que o normal”, ensina.

Ele explica ainda que os preços nas lojas físicas podem ser mais altos por conta de aluguel e funcionários, por exemplo. Por isso, é preciso pesquisar não só entre lojas diferentes como também as opções online.

O educador financeiro diz que o 13º salário pode ajudar a bancar as compras, mas apenas se o consumidor não tiver dívidas a quitar. “Pode ser considerado uma renda extra, sim, mas é importante guardar um valor para imprevistos e previstos, como Natal, material escolar, parcelas de impostos, etc”, conta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?