metropoles.com

Bispo foi ameaçado após impedir acampamento ao lado da Catedral

Remanescentes do grupo 300 do Brasil teriam ameaçado bispo auxiliar para ficarem no templo, o que motivou fechamento da Esplanada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Esplanada fechada proximo a catedral apos ameacas ao bispo
1 de 1 Esplanada fechada proximo a catedral apos ameacas ao bispo - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Uma ameaça ao bispo auxiliar de Brasília dom Marcony Vinícius Ferreira foi um dos motivos para que o governador Ibaneis Rocha fechasse a Esplanada desta terça (16/06) até as 23h59 de quarta-feira (17/06). Conforme adiantou a coluna Grande Angular, remanescentes do grupo 300 do Brasil queriam acampar próximo à Catedral Metropolitana, o que foi negado pelo religioso. O pároco do templo, padre João Firmino, conta que o pedido havia sido feito a ele mais cedo.

Firmino afirma que um grupo montou acampamento entre a Cúria Metropolitana e a Catedral. Então, uma jovem perguntou para ele se poderiam ficar no local.

“Eu expliquei para ela que não poderiam. A jovem me disse que eles fariam uma vigília. Eu disse que não podia autorizar porque o terreno era particular. Como a minha resposta foi negativa, eles foram até a Cúria para pedir a autorização ao bispo”, lembra o padre.

Dom Marcony, porém, participava de uma missa na Catedral. “Pouco depois, o bispo relatou a ameaça. Acreditamos que o governo, vendo que eles poderiam ocupar outros lugares na Esplanada, tomou essa medida”, disse João Firmino.

“Com isso, a Catedral, que já estava aberta somente pela manhã por causa da pandemia do novo coronavírus, ficará fechada amanhã [quarta]. Infelizmente, vamos passar por mais esse aperto. Dom Marcony pediu para que tomássemos cuidado e alertou que o grupo estava nas imediações”, afirma o padre.

10 imagens
Reforço da PM nos arredores da Catedral, onde tem uma barraca de acampamento montada
1 de 10

Bispo dom Marcony Vinicius

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 10

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 10

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 10

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 10

Rafaela Felicciano/Metrópoles
6 de 10

Reforço da PM nos arredores da Catedral, onde tem uma barraca de acampamento montada

Nathalia Cardim/Metrópoles
7 de 10

Esplanada sendo fechada após decreto do governador

Nathália Cardim/Metrópoles
8 de 10

Hugo Barreto/Metrópoles
9 de 10

Grupo tenta fazer ato na Esplanada dos Ministérios

Hugo Barreto/Metrópoles
10 de 10

Hugo Barreto/Metrópoles

Uma funcionária da Cúria, que preferiu não se identificar, disse que só foi informada de que a Catedral iria fechar após ameaças de remanescentes do acampamento. “Quando cheguei pela manhã, reparei cerca de 15 pessoas ao lado da Catedral, que se dispersaram. Não presenciei nada, mas as informações são as de que eles fizeram ameaças porque queriam montar acampamento ali e foram impedidos.”

Logo depois, a própria Arquidiocese de Brasília divulgou nota em que confirma o pedido de um grupo de manifestantes para que acampassem na Catedral. O bispo auxiliar recusou de pronto, diz o comunicado.

Nota da Arquidiocese de Brasília
Nota da Arquidiocese de Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), decidiu fechar a Esplanada dos Ministérios por dois dias, nesta terça-feira (16/06) e quarta-feira (17/06).

A medida, oficializada por meio de decreto, foi tomada após integrantes da inteligência do governo detectarem que remanescentes do grupo 300 do Brasil fizeram ameaças ao bispo dom Marcony Vinícius Ferreira. Ele pertence à Cúria Metropolitana, que fica na Catedral Nossa Senhora Aparecida, no meio da Esplanada.

Veja o decreto:

Logo depois, ele foi publicado em edição extra do Diário Oficial do DF. Confira:

Decreto publicado no Diário Oficial do DF com o fechamento da Esplanada por dois dias

Decreto publicado no Diário Oficial do DF com o fechamento da Esplanada por dois dias. O acampamento dos 300 do Brasil foi desmontado em operação da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e do DF Legal nesse sábado (13/06).

No domingo (14/06), Ibaneis também decretou o fechamento completo da Esplanada. A ação foi uma resposta ao tom que parte dos manifestantes adotaram nesse sábado (13/06) durante e depois dos protestos no centro de Brasília.

O decreto considera as aglomerações verificadas nos últimos dias e o devido perigo de contágio do novo coronavírus, ameaças de alguns manifestantes aos Poderes constituídos, ameaças dirigidas à Cúria Metropolitana de Brasília, manifestações de conteúdos anticonstitucionais e outras medidas para contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública.

Assim, proíbe o trânsito de veículos e pedestres desde a Rodoviária do Plano Piloto até a Praça dos Três Poderes, desta terça-feira (16/06) até as 23h59 de quarta (17/06). Somente autoridades devidamente identificadas poderão passar pelo local. Detran e DER farão a organização e a fiscalização, assim como as forças de Segurança Pública do DF.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?