Biometria será obrigatória ao renovar CNH tipo B no DF. Saiba quando
Coleta de dados passa a ser exigida para a manutenção da habilitação na direção de carros de passeio
atualizado
Compartilhar notícia
Motoristas serão obrigados a oferecer os dados biométricos para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B em Brasília. Segundo o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), a coleta passa a se obrigatória a partir da próxima terça-feira (1º/2).
A CNH tipo B é a mais comum. Autoriza a condução pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) de veículos com 4 rodas de 3,5 mil quiloss e com 8 lugares. Ou seja, trata-se do carro de passeio. Até então, a biometria era facultativa no DF para este modelo. Mas, para as demais categorias (A, AB, AC, AD, AE, C, D e E ) já era obrigatória.
A biometria é obrigatória para a abertura do processo de habilitação, reabilitação, transferência de unidade da federação, mudança ou adição de categoria. Segundo o diretor-geral do Detran, Zélio Maia, o departamento começou a implantar o cadastro biométrico desde 4 de agosto de 2018. A mudança vai proporcionar mais segurança e comodidade aos motoristas.
Serviço
O agendamento para a realização do serviço de coleta biométrica deve ser feito pelo site do Detran no link, pelo Portal de Serviços neste link, ou no aplicativo Detran Digital, disponível nas lojas App Store e Google Play.
O usuário pode escolher o local e o horário que deseja realizar a coleta, devendo comparecer, sem atraso, no dia marcado, portando um documento original de identificação, o CPF e um comprovante de residência.