metropoles.com

Biblioteca Nacional recupera livros sumidos há anos; veja lista com 30

Entre as obras, há títulos que estavam perdidos há quatro, cinco e até oito anos. Campanha da BNB recuperou 4,6 mil livros ao todo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Imagem colorida de diversos livros na prateleira
1 de 1 Imagem colorida de diversos livros na prateleira - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A campanha da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) que permitiu que a população devolvesse livros fora do prazo de entrega sem receber punição fez o órgão recuperar 4,6 mil obras que estavam sumidas do acervo. Entre elas, há títulos que estavam perdidos há quatro, cinco e até oito anos.

A pedido do Metrópoles, a Secretaria de Cultura do Distrito Federal (Secec-DF), órgão responsável pela biblioteca, fez uma lista com 30 livros que estavam pendentes de devolução. Dentre eles, destaca-se “Racismo no Brasil – Folha Explica”, de autoria da historiadora brasileira Lilia Moritz Schwarcz. Ele estava emprestado desde março de 2016 e ficou oito anos em posse do leitor que o retirou, sendo devolvido somente no último dia 12 de agosto.

Outro exemplo de livro que há muito tempo estava fora do acervo é “Economia e Sociedade”, do economista alemão Max Weber, emprestado em fevereiro de 2018 e devolvido seis anos e meio depois, também em 12 de agosto.

“Becos da Memória”, de Conceição Evaristo, foi entregue a um leitor em setembro de 2019 e devolvido à Biblioteca em 30 de julho deste ano, quase cinco anos depois; “A Escrava Isaura”, de Bernardo Guimarães, e “Frankenstein”, de Mary Shelley, estavam “perdidos” desde 2020.

3 imagens
Foram 4.664 livros recuperados entre julho e agosto
Biblioteca Nacional de Brasília
1 de 3

Biblioteca Nacional recupera livros sumidos há anos

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 3

Foram 4.664 livros recuperados entre julho e agosto

Getty Images/ Nastasic
3 de 3

Biblioteca Nacional de Brasília

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Ao todo, foram 4.664 livros recuperados na campanha de devolução sem punição, que começou em meados de julho e chegou ao fim em 31 de agosto. Destes, 240 estavam ausentes do acervo do Distrito Federal havia mais de um ano.

Veja a lista com 30 exemplos de livros recuperados pela BNB:

Racismo no Brasil
Economia e Sociedade
Esaú e Jacó
O Cortiço
Becos da Memória
Memórias Póstumas de Brás Cubas
Jazz
Julio César
As 11 dietas mais famosas do mundo
Química
A Escrava Isaura
Galeras, Paqueras & Pequenos Pecados
Frankenstein
Oscar Wilde para Inquietos
Trabalhando com a Narrativa
Comunicação Organizacional
A Revolução dos Bichos
Matemática 1
A Pirâmide Vermelha
Yu Yu Hakusho [1. série]
Lua Nova
Amanhecer
Eclipse
Vagabond
As Cinco Linguagens do Amor das Crianças
Ansiedade
As Crônicas de Nárnia
Fábulas de Esopo
A Culpa é do Jeitinho Brasileiro
Uma Mente Brilhante

A diretora da BNB, Marmenha Rosário, afirma que a campanha de devolução em massa foi “um sucesso”. “[A iniciativa] fez com que muitos livros atrasados voltassem à BNB e também possibilitou que esses usuários que estavam suspensos ‘limpassem’ os nomes e voltassem a pegar mais livros emprestados”, conta ao Metrópoles.

“Trabalhar com a conscientização dos usuários sempre traz mais retorno positivo que simplesmente bloquear o acesso do leitor ao acervo.”

Todas as obras da Biblioteca Nacional, inclusive mangás e histórias em quadrinhos (HQs), devem ser devolvidas até 30 dias após a retirada. O leitor pode renovar esse prazo por duas vezes, desde que ninguém reserve o exemplar enquanto ele estiver fora do acervo. A BNB possui um site com todo o catálogo disponível.

632 livros desaparecidos em 2024

A Biblioteca Nacional já emprestou 12.361 livros em 2024. Destes, 632 não haviam sido devolvidos no prazo correto até a última semana. Como a campanha de devolução anistiada chegou ao fim no último dia 31, os leitores atrasados podem ser punidos.

Em contraste, a Secretaria de Cultura aponta para o aumento de visitantes. Entre janeiro e agosto de 2024, a Biblioteca recebeu 117.827 pessoas. O número já ultrapassa as visitas de 2023, quando o local recebeu 102.034 leitores.

É a segunda vez em seis anos que a Biblioteca recebe mais de 100 mil pessoas por ano. Para a Secretaria de Cultura, a crescente tem ocorrido porque, desde o ano passado, o espaço passou a oferecer empréstimos de videogames e computadores gamer.

“Os computadores começaram a ser emprestados em 31 de janeiro de 2024 e, de lá para cá, já foram emprestados 2.884 vezes. O XBox, 374 vezes, e o PlayStation, 137”, avalia a Secec-DF.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?