metropoles.com

Bianca, de 5 anos, luta contra leucemia e precisa de doação de sangue

A criança necessita de transfusão de plaquetas e sangue do tipo A+. Doações podem ser feitas no Hemocentro São Lucas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo Pessoal
Bianca-Paniago
1 de 1 Bianca-Paniago - Foto: Arquivo Pessoal

O ano de 2019 começou com um enorme desafio para a família Paniago Andrade Simões. Após voltarem de férias, o consultor de tecnologia Tito Simões e a esposa, Érika Paniago, começaram a notar o aparecimento de diversas manchas pelo corpo da filha, Bianca, de apenas 5 anos. Levada ao pronto-socorro, ela foi submetida a uma bateria de exames. “Notamos que havia algo de errado, pois os médicos demoraram demais para dar o diagnóstico, até que a oncologista pediu uma punção de medula óssea feita pelo quadril”, lembra Tito. O resultado abalou a todos: leucemia linfoide aguda do tipo T, conhecida como LLA (T).

“A Bianca foi diagnosticada há sete dias. Como já demos inícios à quimioterapia, ela precisa receber diariamente de duas a três bolsas de sangue. O problema é que os estoques dos hemocentros estão baixos e o período de férias dificulta ainda mais as doações”, explica o pai. A criança necessita de transfusão de plaquetas e sangue do tipo A+. Entretanto, todos os tipos são aceitos, a fim de que Bianca possa ter créditos para retirar mais bolsas conforme seja necessário.

A família vem utilizando as redes sociais para mobilizar amigos e conhecidos. “Psicologicamente, a Bianca está bem, mas, é claro, existem momentos em que fica mais nervosa, pois está isolada na UTI pediátrica do hospital Santa Helena. Os amiguinhos têm levado brinquedinhos e enviam vídeos de apoio, o que ajuda bastante”, comenta Tito.

Segundo especialistas, as células leucêmicas tendem a crescer perto ou no interior dos ossos das articulações, provocando dores. A doença também afeta a traqueia, pressionado-a a ponto de dificultar a respiração. Além disso, o timo, glândula responsável pela doença, pode aumentar e comprimir a veia cava, causando o retorno do sangue pelas veias. Em alguns casos, pode provocar dores de cabeça, convulsões, vômitos, problemas de equilíbrio e perda de consciência.

“De um modo geral, ela terá que ficar isolada por uns dois anos, até que se elimine qualquer resquício da doença. Em cinco anos é possível ter a cura total. Agradecemos a todos aqueles que têm orado e realizado doações. As redes sociais têm um poder incrível e acreditamos que a Bianca ficará bem”, diz o pai.

Como doar?
As doações podem ser feitas no Hemocentro São Lucas, localizado na SHIS QI 15, Bloco O, Torre I, Sala T 08 A, de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, e sextas-feiras, das 8h às 16h. É necessário dizer que a doação é para Bianca Paniago de Andrade Simões.

De acordo com a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), a leucemia é o 9º tipo de câncer que mais afeta os homens e o 11º entre as mulheres no Brasil. A doença atua na medula óssea, produzindo mais células brancas do que o necessário e impedindo o desenvolvimento de células normais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?