metropoles.com

Bia Kicis quer convocar Dino para explicar investigação contra Google

Deputada bolsonarista Bia Kicis afirma que pedido de investigação contra Google “não é cabível” e cita falta de ações contra outras empresas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Bia Kicis
1 de 1 Bia Kicis - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) quer que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, compareça à Câmara dos Deputados para explicar um pedido de investigação contra a empresa Google.

Protocolado nesta terça-feira (2/5), o requerimento da parlamentar pede que Flávio Dino detalhe na Casa o motivo para “a pressão de uma investigação” contra possíveis práticas abusivas da Google, por supostamente impulsionar conteúdo contrário ao Projeto de Lei (PL) nº 2.630/2020 — conhecido como PL das Fake News.

O projeto de lei citado tem gerado polêmica entre governistas e oposição, e Flávio Dino viu “possibilidade de prática abusiva” da Google contra o PL das Fake News. No requerimento, Bia Kicis justifica o pedido de convocação diante da “falta de ações”, por exemplo, contra outras empresas.

O PL das Fake News cria a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, para regulamentar as plataformas digitais no Brasil.

A Google, que se manifestou contrariamente ao texto, é acusada de dar mais visibilidade a opiniões negativas sobre o projeto. A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), abrirá processo para apuração de supostas práticas abusivas.

Para Bia Kicis, a investigação não leva em conta o “princípio da pluralidade de ideias constitucionalmente garantido”. “Não é cabível a pressão de uma investigação apenas por ser contrário ao mérito da proposta apoiada pelo governo atual”, destacou a parlamentar no requerimento.

Nos últimos dias, a Google inseriu uma tarja na página do site com a informação de que o projeto de lei “vai piorar sua internet”. Ao clicar no link, o internauta encontra um texto do diretor de Relações Governamentais e Políticas Públicas da Google no Brasil, Marcelo Lacerda, contra o Projeto de Lei das Fake News. A proposta pode ser votada pela Câmara nesta terça-feira (2/5).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?