metropoles.com

Benefício criado a mães com recém-nascidos começa a ser liberado pelo GDF

Bolsa Maternidade poder ser concedido por meio de kit com utilidades para o bebê ou mesmo em dinheiro, no valor de R$ 200 por criança

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

As mães com recém-nascidos passam a ter direito, a partir deste domingo (10/05), ao benefício Bolsa Maternidade, novo programa criado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para oferecer suporte para os primeiros dias de vida do bebê.

O auxílio é direcionado em bens de consumo para atender as mães de família, desde que tenha renda per capita igual ou inferior a meio salário-mínimo. Para ter acesso ao benefício, é necessário também comprovar a residência no DF há pelo menos seis meses. O direito ao auxílio é garantido também para pessoas em situação de rua, desde que já incluídas na Política de Assistência Social.

O kit é entregue na na maternidade e é composto por body fechado, cobertor, cueiro, culote, macacão longo, macacão curto, meia, toalha, casaco com capuz, fralda descartável, lenço umedecido e pomada anti-assadura. Em caso de gêmeos, trigêmeos ou mais, o benefício é concedido na mesma quantidade dos bebês nascidos.

“Todas as fases da criança são importantes, mas os primeiros dias de vida são aqueles em que o bebê está completamente vulnerável. Então, decidimos estar mais próximas das famílias neste momento”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, primeira-dama do DF.

Uma das idealizadoras do programa, a deputada federal Flávia Arruda (PL) enfatiza o retorno da iniciativa. “Fico feliz que esteja de volta. Um enxoval para a criança, a ajuda no aleitamento materno e um atendimento especial para as mães nos hospitais faz toda a diferença”, disse.

As mães que integram o programa Criança Feliz Brasiliense também têm direito ao Bolsa Maternidade. Nesse caso, o cadastro delas já está aprovado previamente e não precisa passar pelas análises documentais necessárias.

Mesmo se a mamãe não solicitar o benefício até o nascimento do bebê, ela pode fazer o pedido até 30 dias após o parto. Neste caso, é preciso ir a um Centro de Referência da Assistência Social (Cras), a um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) ou a Centros Pop.

Dinheiro

O programa Bolsa Maternidade se caracteriza, dentro dos benefícios sociais, como o Auxílio Natalidade. Além da possibilidade de ser solicitado como bens de consumo, é possível optar pela modalidade pecúnia. Neste caso, o GDF libera em parcela única o valor de R$ 200 por criança nascida ou em situação de natimorto.

Uma das idealizadoras do programa, a deputada federal Flávia Arruda (PL) enfatiza o retorno da iniciativa. “Fico feliz que esteja de volta. Um enxoval para a criança, a ajuda no aleitamento materno e um atendimento especial para as mães nos hospitais faz toda a diferença”, afirma.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?