metropoles.com

Bebês tomarão BCG antes receberem alta em maternidades do DF

A ideia é que todos os hospitais que fazem partos na capital tenham o serviço até o fim deste ano. Três unidades já implantaram o projeto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
iStock
1 de 1 iStock - Foto: iStock

A aplicação da vacina BCG na própria maternidade, antes mesmo do recém-nascido receber alta, começou a ser implementada pela Secretaria de Saúde. Atualmente, a maior parte das crianças recebe a imunização nas unidades básicas de saúde, em dias pré-determinados.

O Hospital Regional de Santa Maria recebeu o projeto-piloto. Em dezembro de 2019, o Hospital Regional de Samambaia passou a adotar a prática. Na Casa de Parto de São Sebastião, a medida se tornou rotina.

O Plano de Integrado para Melhoria do Programa de Imunização do DF prevê a aplicação da BCG em todas as maternidades públicas até o fim de 2020. A proposta está em processo de avaliação nos hospitais regionais do Gama, Paranoá, Planaltina e Sobradinho.

A promessa é de que a implementação seja rápida. Isso porque não é necessário que a estrutura física nas unidades seja mudada, apenas organização do processo de trabalho.

“Sabemos da dificuldade das mães em sair de casa, no pós-parto e com filho recém-nascido, para uma imunização tão importante, que é a BCG, protegendo a criança contra formas graves da tuberculose”, diz Fernanda Ledes, enfermeira da área técnica de imunização da Secretaria de Saúde.

Uma das primeiras vacinas que o recém nascido recebe, a BCG precisa ser aplicada, de preferência, nas primeiras 12 horas após o nascimento. Ou seja, o melhor é que seja ainda na maternidade.

Na rotina dos serviços, a vacina é disponibilizada para crianças até 4 anos, 11 meses e 29 dias ainda não vacinadas. (Com informações da Secretaria de Saúde)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?