metropoles.com

Bebê que teve 72% do corpo queimado após reação alérgica é extubado

Helena, de apenas um ano, está internada na UTI há um mês e ficou 19 dias intubada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Bebê teve reação alérgica a medicamento e precisou ser internada. Família pede ajuda
1 de 1 Bebê teve reação alérgica a medicamento e precisou ser internada. Família pede ajuda - Foto: Reprodução

A bebê de um ano, que teve 72% do corpo queimado após ter uma reação alérgica de um anticonvulsivo, foi extubada nessa segunda-feira (4/10). A pequena Helena está há um mês internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Queimaduras de Goiânia e ficou 19 dias intubada.

“Ela passa bem, está sem sonda para urinar e apenas mantém a sonda para se alimentar”, explica o representante comercial Hugo Cristiano Penno da Silva, 38 anos, pai da menina.

A família de Anápolis (GO) comemora cada melhora da bebê, mas conta que Helena ainda está com a pele muito fina e sentindo muitas dores. “Ela esta indo bem, claro que a gente espera que seja mais rápida a melhora, mas sabemos que é um processo demorado. Ela vai ter de usar máscara no rosto e uma roupa especial durante algum tempo para proteger o corpo da luz do sol e outras radiações”, explica Hugo.

Ele conta que tudo teve início quando Helena apresentou espasmos em agosto. Após exames, o médico receitou o antiepilético Lamotrigina. A dosagem inicial era baixa e foi aumentando aos poucos. Helena apresentou quadro febril persistente.

No início de setembro, várias bolhas surgiram na pele de Helena. O médico que a acompanhava, no entanto, afirmou se tratar de um processo natural.

“Tudo o que fizemos foi de acordo com os conselhos médicos”, disse Hugo. Após piora nas lesões, os pais de Helena a levaram para o Hospital de Queimaduras de Anápolis. “A médica de lá mandou internar assim que a viu. Diagnosticaram o quadro como sendo consequência da Lamotrigina”, pontua o pai de Helena.

3 imagens
A pequena ficou 19 dias intubada
Helena teve mais de 70% do corpo queimado
1 de 3

A bebê de 1 ano passou por diversos procedimentos para se recuperar

Reprodução
2 de 3

A pequena ficou 19 dias intubada

Reproduçãp
3 de 3

Helena teve mais de 70% do corpo queimado

Reprodução

A menina precisou passar por várias raspagens na pele e procedimentos de hidratação. Segundo os médicos, é provável que a pele dela fique com marcas para o resto da vida. “Disseram que não estão pensando nas sequelas ainda. Que a prioridade é mantê-la viva.”

Agora, os pais de Helena imaginam que ela deve ficar apenas mais 10 dias na UTI e poderá seguir para uma enfermaria até se recuperar totalmente. “Amanhã irão trocar os curativos, fazer exames do coração e ultrassom do abdômen, com o intuito de acompanhar e ver se está livre de fungos e bactérias. Tudo estando nos conformes, é bem provável que no decorrer da semana tirem a sonda de alimentação para que ela volte a comer sozinha”, comemora o pai.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?