metropoles.com

Bebê faz transplante de medula com doador no DF

Hospital da Criança fez o procedimento no menino de apenas 9 meses, diagnosticado com imunodeficiência combinada grave

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
bebe transplante medula
1 de 1 bebe transplante medula - Foto: Divulgação

O bebê João Miguel, de apenas nove meses, foi o primeiro paciente a receber um transplante de com medula óssea de doador, o transplante alogênico, no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB). A instituição é credenciada para realizar transplantes autólogos, feitos com células da própria criança.

João Miguel sofria de imunodeficiência combinada grave (SCID, na sigla em inglês). O tratamento indicado para a doença é o transplante de medula. Acontece que o menino não podia ser transferido, o que levou o hospital a fazer o transplante alogênico de forma excepcional, em 8 de julho. O caso só foi divulgado nessa quinta-feira (24/9).

O menino recebeu a medula da própria irmã, Ana Clara, de 16 anos. “Eu tenho bastante medo de agulha, mas, pelo irmão, a gente faz tudo. Os profissionais me ajudaram e eu senti um pouco de dor depois, mas tudo deu certo e ele está bem”, afirma Ana Clara.

Segundo a Secretaria de Saúde, depois do procedimento, João precisou de algumas sessões de hemodiálise, mas já se recupera bem e em casa. Nos braços da mãe, Franciele Pereira, o garotinho voltou ao HCB (foto em destaque) para fechar a traqueostomia e, agora, segue em acompanhamento ambulatorial.

O transplante de João Miguel foi possível porque o Ministério da Saúde considerou o hospital preparado para o procedimento em caráter emergencial, pois a unidade já é credenciada para realizar transplantes de medula óssea autólogos desde agosto de 2019. (Com informações da Secretaria de Saúde)

2 imagens
João Miguel sofria de imunodeficiência combinada grave (SCID, na sigla em inglês), o tratamento indicado para a doença é o transplante de medula.
1 de 2

Estelionatários fingem divulgar processo seletivo

JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles
2 de 2

João Miguel sofria de imunodeficiência combinada grave (SCID, na sigla em inglês), o tratamento indicado para a doença é o transplante de medula.

Secretaria de Saúde/Divulgação

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?