metropoles.com

Bebê de 10 meses recebe dose de remédio mais caro do mundo no DF

Gael Sousa, 10 meses, foi diagnosticado com AME tipo I aos 5 meses e recebeu dose do remédio mais caro do mundo nesta 4ª-feira (9/8)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Depositphotos
remédio
1 de 1 remédio - Foto: Depositphotos

O pequeno Gael Sousa, de apenas 10 meses, é o terceiro paciente a receber uma dose do Zolgensma, o remédio mais caro do mundo, no Distrito Federal. O medicamento, que custa cerca de R$ 7,3 milhões, é utilizado no tratamento de Atrofia Muscular Espinhal (AME). O bebê recebeu a dose, nesta quarta-feira (9/8), no hospital H-Dia, em Águas Claras.

Aos 8 meses de vida, Ísis Marcolino da Luz, recebeu uma aplicação do remédio, em maio deste ano. Antes da pequena, a bebê Isabel dos Santos, 2, havia passado pelo procedimento na capital do país.

A confirmação do diagnóstico de Gael veio aos 5 meses de vida. Antes, Mara Révia, mãe do pequeno, percebeu que o filho parou de mexer as pernas aos 3 meses.

Mesmo com a disponibilidade do medicamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a família de Gael precisou recorrer à Justiça para conseguir a aplicação da dose. Foram 4 meses para que a decisão favorável fosse emitida.

“Gael já está em casa, recebeu a alta, está bem, graças a Deus. Ele não sentiu nada, está ótimo. Eu estou feliz demais, emocionada, até agora em choque”, disse Mara, ao Metrópoles, na noite desta quarta-feira (9/8).

Agora, a expectativa de Mara é que o filho possa viver sem grandes limitações.  “A expectativa é uma das melhores. Com fé em Deus, ele poderá brincar e correr”, diz.

Veja fotos do momento da aplicação:

8 imagens
Aplicação do remédio foi feita em Águas Claras
Zolgensma é o remédio mais caro do mundo
Mara Révia segura o filho, Gael
Gael possui Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo 1
Família de Gael teve que recorrer à justiça para conseguir a dose
1 de 8

Gael Sousa tem apenas 10 meses de idade

Arquivo pessoal
2 de 8

Aplicação do remédio foi feita em Águas Claras

Arquivo pessoal
3 de 8

Zolgensma é o remédio mais caro do mundo

Arquivo pessoal
4 de 8

Mara Révia segura o filho, Gael

Arquivo pessoal
5 de 8

Gael possui Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo 1

Arquivo pessoal
6 de 8

Família de Gael teve que recorrer à justiça para conseguir a dose

Arquivo pessoal
7 de 8

O diagnóstico de Gael veio aos 5 meses

Arquivo pessoal
8 de 8

Mara segurando o remédio aplicado em Gael

Arquivo pessoal

O que é

A AME é uma rara e grave doença genética neuromuscular. Degenerativa e irreversível, ela interfere na capacidade de o corpo produzir uma proteína considerada essencial para a sobrevivência dos neurônios motores — responsáveis por movimentos voluntários vitais simples, como respirar, engolir e se mover.

O tratamento da doença requer a aplicação de medicamentos especiais, como o Zolgensma. O remédio, desenvolvido por um laboratório nos Estados Unidos, é vendido por uma empresa suíça e custa cerca de R$ 6,5 milhões. Além disso, para ser eficaz, deve ser administrado até os 2 anos de idade.

O Zolgensma é aplicado em dose única no paciente com AME, por meio de injeção na veia. Na corrente sanguínea, os anticorpos do organismo identificam as cápsulas genéticas e iniciam, em minutos, o processo para eliminar os invasores que causam a doença.

Apesar da liberação dos genes pelo medicamento, eles não são incorporados ao DNA do paciente, mas ficam no interior dos neurônios motores. Dentro da célula, o material genético cumpre a função de produzir a proteína necessária para devolver o movimento às crianças.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?