metropoles.com

Barragem que abastece 60% do DF atinge capacidade máxima

Reservatório do Descoberto é responsável pelo abastecimento de pelo menos oito regiões administrativas do Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Barragem
1 de 1 Barragem - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

No final da tarde dessa quinta-feira (13/1), o reservatório do Descoberto atingiu sua cota máxima de 1.030 metros. A intensidade das chuvas dos últimos dias contribuiu para que o manancial – responsável pelo abastecimento de mais de 60% da população do Distrito Federal – vertesse quase um mês antes comparado ao último período chuvoso.

De acordo com o superintendente de Recursos Hídricos da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), Gustavo Carneiro, o reservatório foi dimensionado para armazenar as águas excedentes dos meses de chuva, e utilizá-las como reserva estratégica de abastecimento da população em meses de estiagem. Desse modo, é esperado que o reservatório atinja ou chegue perto de 100% do volume útil ainda durante o período das chuvas.

4 imagens
Chuvas contribuíram para que o manancial vertesse quase um mês antes comparado ao último período chuvoso
A Barragem do Descoberto é responsável por 60% do abastecimento do DF
O excesso da água da Barragem do Descoberto é aproveitado
1 de 4

O reservatório do Descoberto é o principal responsável pelo abastecimento do Distrito Federal

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 4

Chuvas contribuíram para que o manancial vertesse quase um mês antes comparado ao último período chuvoso

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 4

A Barragem do Descoberto é responsável por 60% do abastecimento do DF

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 4

O excesso da água da Barragem do Descoberto é aproveitado

Rafaela Felicciano/Metrópoles

“Ao alcançar o seu volume máximo, as águas passam a fluir através da estrutura do vertedouro, e dali seguem o curso natural do rio Descoberto. Essa situação normalmente se repete a cada ano, conferindo maior segurança hídrica para o Distrito Federal”, destaca o superintendente.

Apesar da crise hídrica que afetou diversas partes do país em 2021, os níveis dos principais reservatórios de abastecimento do DF – Descoberto e Santa Maria – mantiveram-se dentro das projeções da Adasa para o período de estiagem, obedecendo as metas estabelecidas pela Agência na Resolução nº 08/2021, referente à curva de acompanhamento do volume útil dos reservatórios.

Além das chuvas, as ações de gestão dos recursos hídricos na bacia do Descoberto, por meio da regulação do uso da água e do monitoramento hidrológico, têm sido fundamentais para garantir maior segurança hídrica na capital e Entorno.

Ainda assim, segundo a Adasa, a grande expansão populacional do Distrito Federal nas últimas décadas exige a ampliação da infraestrutura hídrica. Por isso, entrada em operação do reservatório de Corumbá é necessária a fim de trazer mais tranquilidade à população.

Reservatório do Descoberto

A Barragem do Rio Descoberto fica às margens da BR-070 e foi inaugurada em 1974, dando origem a um lago de 17 km² de área de espelho d’água. Ela tem capacidade de armazenar um volume total de 103 milhões de m³.

Operado pela Caesb, o Lago Descoberto faz parte do sistema de distribuição que abastece Ceilândia, Taguatinga, Sudoeste, Samambaia, Riacho Fundo, Guará, Águas Claras e Recanto das Emas. Enquanto o de Santa Maria abastece Plano Piloto, Cruzeiro, Núcleo Bandeirante, lagos Sul e Norte, Sudoeste e Guará.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?