Barraco que pegou fogo e deixou cinco mortos estava em área de invasão
Em 2 anos, a área passou por seis intimações demolitórias a construções irregulares. Na noite de segunda, cinco pessoas morreram em incêndio
atualizado
Compartilhar notícia
O barraco que pegou fogo, deixando cinco mortos, sendo três crianças, estava em uma invasão de uma área particular em Planaltina (DF). Desde 2022, foram seis intimações demolitórias a construções irregulares no local.
De acordo com a Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal), o local já passou por 64 ações fiscais.
Em nota, a DF Legal informou que foram feitas cinco operações contra grilagem desde 2021, sendo a mais recente em junho deste ano. Na ocasião, os fiscais demoliram duas edificações precárias de madeira e recolheram 400 metros de cerca de madeira e arame.
Na noite dessa segunda-feira (12/8), um incêndio tomou conta de um barraco de madeira causando a morte de uma família que estava dormindo. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), encontrou partes de corpos humanos nas cinzas do incêndio do local.
Os fragmentos aparentam ser de mãos e tiveram de ser levados ao Instituto de Medicina Legal (IML) para investigação, conforme revelou a coluna Na Mira.
O Metrópoles também apurou que as vítimas são Ione da Conceição Silva, 43 anos; a filha dela, Eulália Narim da Conceição, 5 anos; e as netas dela Sophya Hellena Conceição Costa, 8 anos; Kathleen Vitoria da Conceição Silva, 14 anos; e Marybella Marinho da Silva, 9 anos.
Testemunhas informaram que Ione acendia uma vela todas as segundas-feiras, o que pode ter provocado o incêndio.
A perícia do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Civil do DF (PCDF), no entanto, ainda não confirmaram a versão dos populares.
Um vizinho de Ione acrescentou que ouviu gritos de crianças que pediam socorro, mas não foi possível salvá-las. “Elas diziam que [o barraco] estava queimando. E, quando conseguimos arrombar a porta, o telhado de lona caiu”, completou a testemunha, que não quis se identificar.
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 23h. Apesar de a corporação ter deslocado quatro veículos de combate a incêndio para o local, as vítimas não puderam ser salvas. Segundo a corporação, o fogo já havia se espalhado e tomado conta de toda a residência, que estaria trancada por um cadeado.