Bar da Asa Norte é interditado e multado por descumprir decretos
O Deboche! Bar, localizado na quadra 201, foi interditado por 15 dias e multado em R$ 4 mil
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Proteção à Ordem Urbanística (DF Legal) fechou, na noite deste sábado de Carnaval (26/2), um bar na quadra 201 da Asa Norte por descumprimento de protocolos sanitários no combate à Covid-19. O Deboche! Bar ainda foi interditado por 15 dias e multado em R$ 4 mil.
Segundo a pasta, o local estava lotado e os clientes foram flagrados dançando, atividade suspensa pelos decretos vigentes. A ação ocorreu com a ajuda da Polícia Militar do DF (PMDF).
O Metrópoles entrou em contato com o estabelecimento e, segundo Carlos Eduardo Miranda, um dos sócios do local, houve o cuidado do estabelecimento para evitar descumprimento de regras. “A gente estudou exaustivamente o decreto, não tinha pista de dança, todo nosso bar era tomado por mesas. Não tinha nenhuma musica ao vivo, não cobramos nenhum tipo de entrada. Havia pessoas em pé, mas isso não estava proibido”, disse.
Carlos contou ainda que, no momento da abordagem, o bar trabalhava em lotação máxima, mas nada além do que já vinha ocorrendo em todos os outros finais de semana. “O decreto é falho em dar instrumento para os estabelecimentos se protegerem. Por exemplo, a gente não poderia recusar a venda de bebida às pessoas pois isso seria caracterizado como discriminação”, afirmou. Segundo ele, deveria ter um limite estabelecido para que o decreto não fosse “interpretativo”.
Por fim, o sócio reclamou do que chamou de “atitude desproporcional”. “No bar devia ter pelo menos de 80 a 100 pessoas da fiscalização. Nossos clientes saíram correndo de medo. Acho, inclusive, que a maior aglomeração gerada foi por eles próprios”, acusou.
Veja imagens da ação:
Na 6ª, foram 17 estabelecimentos interditados
Em operação para fiscalizar os eventos de Carnaval nessa sexta-feira (25/2), o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e órgãos do GDF inspecionaram quase 150 estabelecimentos comerciais. Ao todo, 17 foram interditados em regiões do Plano Piloto, Santa Maria e Gama.
A força-tarefa aplicou 11 multas por irregularidades, descumprimento do protocolo sanitário, poluição sonora e uso irregular de área pública. Dos 17 espaços interditados, oito foram fechados. Houve também uma atuação integrada com o Detran-DF, que registrou mais de 30 casos de alcoolemia ao volante.
Carnaval: veja lista do que pode e do que não pode neste feriado no DF
Dentre os estabelecimentos vistoriados, a operação fiscalizou bares no Sudoeste e no Setor de Indústrias Gráficas, e interditou duas festas no Conic e uma no Setor Armazenagem e Abastecimento Norte (SAAN).
A fiscalização continuará durante todo o Carnaval, das 18h às 2h da manhã de sábado, domingo, segunda e terça. Além do MPDFT, integram a força-tarefa do GDF as Secretarias de Ordem Urbanística (DF Legal), de Segurança Pública (SSP) e de Transporte e Mobilidade (Semob), a Diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, o Procon-DF e o Brasília Ambiental (Ibram).