Banco de Leite do DF pede ajuda para aumentar estoque
Alerta chega junto com a Campanha Novembro Roxo, de conscientização sobre a prematuridade
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria de Saúde alerta para a queda nas doações de leite materno no Distrito Federal. A entrega de leite pode ser feita até mesmo em casa, via agendamento pelo telefone 160, opção 4.
A necessidade do reforço na doação do alimento acontece no mês dedicado à conscientização da prematuridade, o Novembro Roxo.
“Até setembro, tivemos 9.592 bebês receptores de leite materno nas unidades neonatais, e a maioria deles é prematura e de baixo peso”, explica a coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno e Banco de Leite Humano do DF, Miriam Santos. Ela ressalta que nos últimos meses foi registrada a queda nas doações.
Prioridade
O leite materno é essencial para salvar a vida dos bebês internados. Se os estoques continuarem abaixo da média, em último caso, a preferência do leite será para prematuros e de baixo peso, segundo a coordenadora.
Miriam Santos destaca ainda que todas as doações de leite materno são destinadas aos bebês internados nas unidades neonatais. Além disso, todas as mães de prematuros recebem apoio das equipes do BLH para continuar extraindo seu próprio leite.
O leite materno utilizado nas unidades neonatais vem das mães dos bebês internados, de doações e dos próprios estoques do BLH. Por isso, estimular e incentivar as mães a doar é tão importante. Há bebês que ficam internados por três ou quatro meses. (Com informações da Secretaria de Saúde)