Banco de Leite do DF está com estoque baixo. Veja como doar
Hospital de Santa Maria é uma das unidades que mais necessita do alimento fundamental para salvar a vida de bebês prematuros
atualizado
Compartilhar notícia
Os bancos de leite materno no Distrito Federal correm contra o tempo devido o baixo estoque. Um dos hospitais mais afetados é o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), que cuida bebês prematuros internados. Além dele, outros 13 bancos de leite da rede de saúde do DF estão no limite.
A chefe do Banco de Leite do HRSM, Maria Helena Santos, destaca que “a doação de leite é um ato de amor e pode ser feita de maneira simples. Basta fazer o cadastro e uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar visita a residência para deixar o kit de doação (frascos, máscara e touca). Depois, a equipe retorna semanalmente para recolher a doação, ou seja, a mãe não precisa sair de casa para contribuir”, destaca.
Confira a lista de bancos de leite em todo o DF:
No HRSM, que é administrado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), receberam o alimento, em maio de 2022, 63 recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin), Unidade de Cuidados Intermediários (Ucin), Centro Obstétrico (CO) e Maternidade.
“Essa unidade é referência em gestação de alto risco, por isso, há muitos prematuros com baixo peso e o leite humano é fundamental para garantir a nutrição adequada para bebês nessa condição”, explica Maria Helena Santos.
Como doar
Para contribuir com a doação, as mães saudáveis podem se cadastrar pelo site Amamenta Brasília ou ligar no telefone 160 – opção 4. Mães que residem próximo ao HRSM também podem ligar para o telefone do banco de leite de Santa Maria: 4042-7770 ramal 5529/5530 ou WhatsApp 61 9930 73343. As demais, que moram em outras regiões, podem entrar em contato com o banco de leite mais próximo.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.
Quer receber notícias do DF direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesdf.