Bancários do DF aprovam paralisação setorial por vacina contra Covid
Mobilização da categoria começa a partir da semana que vem. Intenção é pressionar o GDF a imunizar essa classe de trabalhadores
atualizado
Compartilhar notícia
Em reunião extraodinária convocada pelo Sindicato dos Bancários de Brasília, os bancários aprovaram paralisações setoriais a partir da próxima semana no Distrito Federal. O objetivo é cobrar a vacinação da categoria contra a Covid-19.
Durante a reunião, os trabalhadores votaram duas propostas: além da paralisação setorial, estava posto a possibilidade de uma greve geral. No total, 41% dos bancários votaram pelas paralisações setoriais e, 32%, pela greve geral; o restante se absteve.
“Foi aprovada pela enorme maioria uma disposição de luta, o que é importantissimo para o sindicato. Isso é super importante para que a gente saia daqui na nossa luta pela vida”, afirmou o presidente do sindicato, Kleyton Guimarães Morais.
O presidente explicou que as paralisações setoriais serão definidas em conjunto com os trabalhadores de cada região, e no dia seguinte serão discutidas com o Ministério Público e a Secretaria de Saúde.
O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou a vacinação dos bancários em 10 de junho. No entanto, até agora, a categoria não recebeu doses do imunizante. Três semanas depois, a Secretaria de Saúde disse que “não há ainda vacinação para este grupo no DF”.