Baixa visibilidade faz aeroporto de Brasília operar por instrumentos
Devido ao tempo nublado, pilotos contam com a ajuda de iluminação especial e rádio para pousar no terminal aeroviário da capital
atualizado
Compartilhar notícia
Desde as 6h desta sexta-feira (23/10), o Aeroporto Internacional de Brasília opera com reforço no sistema de orientação para os pilotos. Devido às condições climáticas na capital federal, foram acionados instrumentos de condução das aeronaves até as pistas.
De acordo com a Inframerica, empresa que administra o local, trata-se de um procedimento comum. Em nota, informou que os “ILS (Instrument Landing System, sistema de aterrissagem por instrumentos, em tradução livre) são acionados nos momentos de baixa visibilidade, para que o piloto voe precisamente até a pista”.
“O sistema funciona com auxílios luminosos e de rádio, que ajudam os pilotos a pousarem com segurança”, completou a Inframerica.
Dessa forma, não houve qualquer interferência nos voos previstos para esta manhã. A concessionária garante, ainda, que as operações das aeronaves não sofreram impacto por causa da neblina, com pousos e decolagens ocorrendo normalmente.