Aviões quase se chocam após decolagem em Brasília
A aeronave responsável pela confusão, da Polícia Federal, não teria respeitado as instruções do controlador
atualizado
Compartilhar notícia
O Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek, em Brasília, quase foi palco de um grave acidente na manhã desta terça-feira (23/2). A perspicácia de um controlador de voo impediu que dois aviões colidissem no ar por volta das 7h30. A Força Aérea Brasileira informou que, desde o ano passado, o aeroporto da capital opera com decolagens simultâneas, tendo em vista que as pistas são paralelas.
Em nota, o órgão esclareceu que duas decolagens simultâneas foram autorizadas: a da aeronave de matrícula PR-BSI, com destino a Guarulhos, que levantaria voo na pista da direita, e a do avião FAB 2582, que iniciaria a viagem na pista da esquerda.As instruções repassadas ao piloto da aeronave que se dirigia para Guarulhos previam uma curva imediata à direita após a decolagem. Entretanto, de acordo com o órgão, o piloto não respeitou a recomendação e acabou se deslocando à esquerda e interferiu na decolagem do avião da FAB. A Aeronáutica garantiu que o controlador de tráfego aéreo tomou as providências para evitar o choque “imediatamente”.
Segundo a Aeronáutica, um processo de investigação será aberto. Áudios com relatos dos profissionais envolvidos e informações de radar também serão analisados. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), um jatinho executivo operado pela Polícia Federal estaria envolvido no incidente.
Ao Metrópoles, a Polícia Federal disse que está apurando o caso.