Avião da Latam entregará 10.530 doses de vacina para o DF nesta 4ª
Aeronave com as vacinas sai de Guarulhos, em São Paulo, às 11h45 e desembarca em Brasília às 13h35
atualizado
Compartilhar notícia
O Distrito Federal recebe, na tarde desta quarta -feira (26/5), mais 10.530 mil doses da Pfizer/BioNTech, vacina contra a Covid-19. A previsão é para que um avião da Latam saia de Guarulhos, em São Paulo, às 11h45 e desembarque em Brasília às 13h35.
A entrega faz parte do programa Avião Solidário, da Latam. Desde 18 de janeiro deste ano, o programa tem apoiado a distribuição voluntária dos imunizantes pelo país, transportadas gratuitamente no Brasil, por meio da operação da Latam Cargo.
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que o DF recebe hoje duas remessas de vacinas. A primeira está prevista para chegar pela manhã, com vacinas da AstraZeneca. Serão 78 mil doses (já incluso nesse número os 10% de perda técnica) e todas para uso como D1.
O Comitê de Vacinação do DF se reunirá no fim da manhã para deliberar como se dará a execução da vacinação com essas novas doses.
Mais 88.530 doses
No total, o Distrito Federal vai receber do Ministério da Saúde, mais 88.530 doses de vacinas contra Covid-19. Os imunizantes, segundo informe técnico do Ministério da Saúde, são todos destinados à primeira dose de grupos específicos.
Nesta fase da distribuição, o Ministério da Saúde informou que começará a enviar doses para a vacinação de trabalhadores de portos e aeroportos, além de gestantes e puérperas e trabalhadores da Saúde. A iniciativa de imunizar o grupo foi antecipada para ampliar e reforçar as medidas de proteção contra a nova variante do vírus.
Além disso, estão sendo destinadas doses para ampliar a vacinação em outros grupos prioritários:
• pessoas com comorbidades;
• gestantes e puérperas com comorbidades;
• pessoas com deficiência permanente;
• forças de segurança, salvamento e Forças Armadas; e
• trabalhadores da saúde.
Serão 2.518 unidades da AstraZeneca para trabalhadores da saúde; 65.175, para pessoas com comorbidades e com deficiência permanente; 2.085, para trabalhadores de transporte aéreo; 1 dose para trabalhador portuário; e 2.601, para forças de segurança e salvamento.
Da Pfizer, serão 6.919 para pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas e pessoas com deficiência permanente. Além de 2.318 para trabalhadores da saúde.
AstraZeneca:
Pfizer:
O novo lote total contém 6,1 milhões de unidades da AstraZeneca/Oxford, produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e outras 609 mil doses da Pfizer/BioNTech para todo o país.