Avelar sobre plano de segurança para posses no Congresso: “Consolidado”
Secretário de segurança do DF, Sandro Avelar adiantou que planejamento para posse de senadores e deputados está “bastante adiantado”
atualizado
Compartilhar notícia
O novo secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, comentou, nesta manhã, sobre o esquema de segurança da posse dos senadores e deputados federais eleitos, marcada para quarta-feira (1º/2).
“Vai ser um evento bastante positivo, para que não volte a acontecer o que aconteceu em 8 de janeiro”, disse Sandro Avelar, após reunião com o Gabinete da Preservação e Mobilização Institucional, no Palácio do Buriti, para tratar da intervenção federal na segurança pública da capital do país.
O secretário afirmou que o esquema está “bastante adiantado” e “praticamente consolidado”. O chefe da pasta também ressaltou que o trabalho ocorreu em parceria com o interventor da União na segurança do DF, Ricardo Cappelli, além das forças de segurança.
Sobre a posse do novo secretário, a governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), informou que ela deve ocorrer assim que a Polícia Federal (PF) ceder Sandro Avelar, que atua como delegado na corporação.
“Ontem mesmo, mandamos o ofício ao próprio interventor [Ricardo Cappelli], pedindo [que ajudasse com] todo o trâmite burocrático da liberação”, afirmou Celina.
Reforço na segurança
Nessa quarta-feira (25/1), a Polícia Legislativa do Senado Federal pediu a Ricardo Cappelli apoio da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal durante a posse no Congresso Nacional.
A peça é assinada pelo diretor da corporação, Alessandro Morales Martins. No pedido, o policial legislativo ressaltou que “ambas as cerimônias contam com projeção política, característica cuja sensibilidade foi incrementada em razão dos últimos acontecimentos ligados à invasão [às sedes] dos Três Poderes, em 8 de janeiro”.
Na última semana, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), confessou que há “preocupação” com a posse dos parlamentares.