metropoles.com

Avança concessão do Parque da Cidade e Autódromo à iniciativa privada

O Governo do Distrito Federal autorizou os editais de chamamento para as empresas interessadas em administrar os espaços públicos por meio de concessões. O Diário Oficial desta segunda-feira (26/9) traz ainda o processo do Complexo Esportivo do Guará

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
parque-da-cidade-brinquedo
1 de 1 parque-da-cidade-brinquedo - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Governo do Distrito Federal (GDF) deu mais um passo para terceirizar a gestão de espaços públicos como o Autódromo Internacional de Brasília, Parque da Cidade e Complexo Esportivo e de Lazer do Guará. O Executivo autorizou, nesta segunda-feira (26/9), o lançamento dos editais de chamamento público de manifestação interesse por meio de concessão. O documento foi publicado no Diário Oficial do DF e dá aos gestores a permissão para construir o documento que definirá os parâmetros para as parcerias-público privadas, as chamadas PPPs.

Depois desta autorização, o próximo passo é divulgar o edital Público de Manifestação de Interesse (PMI); realizar os estudos de modelagem técnica, econômico-financeiras e jurídica; e iniciar a licitação. O processo de construção dos três lugares é diferente. No Parque da Cidade, a elaboração do edital começou no início deste ano e passa pelo crivo da Secretaria de Turismo, da administração, e da população, que ainda não foi ouvida oficialmente. Quando estiver pronto, será feita a análise da proposta de empresas para revitalizar, modernizar e operar o parque. O processo deve ser concluído até junho de 2017.

A licitação do Autódromo deve ficar pronta até dezembro deste ano. De acordo com a assessoria de imprensa da Terracap, a resolução publicada nesta segunda é a formalização do processo para um edital que já vem sendo construído. Assim que o documento estiver pronto, eles poderão analisar as manifestações de interesse privado. O Complexo Esportivo e de Lazer o Guará segue o mesmo padrão, no entanto, é preparado pela Secretaria de Fazenda e deve ser lançado em 2017.

De acordo com a Secretaria de Fazenda, as autorizações publicadas nesta segunda foram autorizadas por um Conselho Gestor de Parcerias-Público Privadas e pelo Grupo de Deliberação de Concessões. Essa autorização ratifica processos que já haviam sido iniciados, quando o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) anunciou que abriria a concessão de espaços públicos para empresas privadas, em novembro de 2015.

Na ocasião, algumas empresas já tinham demonstrado interesse em concorrer ao processo e apresentado sugestões. Em janeiro deste ano, foram 52 propostas de empresas interessadas em administrar os espaços. Todas elas serão analisadas e levadas em conta na construção do processo.

Iluminação Pública e Centro de Convenções
Em junho deste ano, o GDF abriu prazo para os interessados em administrar a iluminação pública da cidade fizessem um requerimento de estudos técnicos à Secretaria de Fazenda. O objetivo da parceria é modernizar, expandir e tornar mais eficiente o serviço prestado à população. A abertura do procedimento de manifestação de interesse (PMI) foi publicada no Diário Oficial de 3 de junho. A principal ideia exposta foi de trocar as lâmpadas das ruas por equipamentos de LED, para iluminar mais e com menor gasto. Os cadastros foram concluídos em 1º de julho.

A parceria público-privadas (PPPs) para o Centro de Convenções Ulysses Guimarães é uma das mais avançadas. O edital de licitação já foi publicado e a concorrência para escolher o concessionário que administrará a estrutura por 20 anos está aberta até 24 de outubro. O valor mínimo esperado para a outorga é de R$ 1,5 milhão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?