metropoles.com

Auxílio financeiro para órfãos do feminicídio já pode ser solicitado

Programa Acolher Eles e Elas deve pagar um salário mínimo para os 352 orfãos de até 18 que perderam a mãe pelo crime de feminicídio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
criança abraçando pelúcia
1 de 1 criança abraçando pelúcia - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O auxílio financeiro para amparar 352 órfãos do feminicídio já pode ser solicitado. O programa Acolher Eles e Elas deve pagar um salário mínimo (R$ 1.421, atualmente) para cada indivíduo com até 18 anos que perdeu a mãe pelo crime de feminicídio. As famílias que ficaram responsáveis pela guarda desses jovens devem buscar a Secretaria da Mulher.

O contato inicial pode ser feito pelos telefones (61) 3330-3118 e (61) 3330-3105 e deve ser agendado o atendimento individual na sede da secretaria, localizada no anexo do Palácio do Buriti. Nesse agendamento, será necessário apresentar os documentos obrigatórios para a solicitação (veja lista abaixo).

Após a confirmação do benefício, os órfãos receberão, no endereço indicado, o cartão-benefício a ser disponibilizado pelo Banco de Brasília (BRB), no prazo de até 30 dias.

Feminicídio no DF 

Em dezembro, o Metrópoles mostrou que a lei, mesmo sancionada ainda não havia regulamentação e nenhum pagamento foi feito. Uma semana após a publicação da reportagem, o Governo do Distrito Federal regulamentou a legislação e, em janeiro, divulgou que o auxílio pode ser solicitado.

A previsão é de investir R$ 1,4 milhão por ano para assistir aos órfãos de até 18 anos; o crédito orçamentário foi publicado no DODF. Com essa e a publicação do decreto que regulamenta a disponibilização do recurso financeiro, agora o GDF parte para a busca ativa dos beneficiários.

De acordo com o Painel do Feminicídio, atualizado pela Secretaria de Segurança Pública, a cada 10 mulheres vítimas do crime, sete eram mães.Em 2023, o DF teve o maior registro de feminicídio desde que começou a ser contabilizado em 2015. Neste ano, 33 mulheres foram assassinadas em situação de violência doméstica, o que representa 17% desde o início da lei do feminicídio.

De 2015 até 1º de dezembro deste ano, foram registrados 182 crimes do tipo. O feminicídio ocorre no interior das relações de um casal, com 74,9% das violências dentro da residência.

Documentos necessários para solicitar o auxílio:

  • Boletim de ocorrência;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante do vínculo com o órfão;
  • Documentos pessoais do órfão e do responsável;
  • Formulário de vulnerabilidade entregue pela Secretaria da Mulher.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?