Autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário recebem medalhas na CLDF
Ao todo, 52 pessoas foram homenageadas, entre elas, o governador Ibaneis Rocha e o desembargador do TJDFT Roberval Belinati
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) participou, na manhã desta quinta-feira (9/12), da cerimônia de outorga da Medalha da Ordem do Mérito Legislativo do Distrito Federal na Câmara Legislativa (CLDF). Na ocasião, o chefe do Executivo local foi homenageado com a honraria.
“Depois de 12 anos em que a medalha não era distribuída, ter o nome escolhido nesse momento, é uma honra muito grande. Não poderia deixar de agradecer a todos os deputados e deputadas do DF. Sempre tive o apoio irrestrito da CLDF. Os inúmeros projetos enviados nesse período de pandemia foram analisados com carinho. Tenho certeza que não será o ano que se aproxima que deixará de lado as relações, sempre justas e felizes entre o poder executivo e a CLDF”, pontuou o chefe do Palácio do Buriti.
Honraria
A homenagem tem o objetivo de reconhecer e condecorar personalidades, civis e militares, que merecem reconhecimento do Poder Legislativo do Distrito Federal. Foram condecoradas 52 pessoas, entre elas, o desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) Roberval Casemiro Belinati (foto abaixo), o vice-governador do DF, Paco Britto, e a ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda.
O desembargador Roberval Belinati levou a família à cerimônia. “A solenidade foi um momento muito feliz para os homenageados, familiares e amigos, um reconhecimento honroso pelos serviços prestados à sociedade”, disse o desembargador. Belinati agradeceu aos distritais pela cerimônia, especialmente ao deputado Delmasso (Republicanos) pela indicação de seu nome para receber a medalha.
“Trata-se de uma honraria que incorpora os valores e princípios que exaltamos na condução dos trabalhos dessa Casa. O apreço pela democracia, a pluralidade de ideias, solidariedade, justiça social e a fé no progresso do desenvolvimento”, afirmou o deputado Rafael Prudente, presidente da CLDF.
De acordo com o decreto legislativo nº 8 de 1991, serão observados os seguintes graus para o recebimento das medalhas: Grande Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. Prudente é o Grão-Mestre e Chanceler da Ordem.
De acordo com o servidor Wellington Duarte, integrante do grupo de trabalho da Ordem do Mérito Legislativo, as indicações foram feitas pelos deputados distritais e pelos membros do Conselho da Ordem. “Os agraciados são indicados por cada parlamentar, que tem direito a duas indicações. Já os cinco membros da mesa diretora da CLDF, que também são os membros do Conselho da Ordem do Mérito Legislativo, têm direito a quatro indicações”, afirmou.
Natal dos catadores
Mais cedo, o governador participou de solenidade de Natal dos catadores e aniversário de 1 ano do Complexo de Reciclagem. O evento ocorreu no Complexo Integrado de Reciclagem do Distrito Federal, localizado no Pátio Ferroviário de Brasília.
“Quando a gente passa nesta via, não imaginamos que o sonho de milhares de pessoas está sendo realizado. Muitas pessoas tiram daqui o sustento das famílias. É uma virada de página na vida de vocês. Estou aqui para desejar um feliz Natal, um feliz 2022. Com a certeza de que nós, que estamos aqui no governo, vamos continuar trabalhando por vocês”, comemorou o governador.
A primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social do DF, Mayara Noronha, também participou da solenidade. “A profissão de vocês não é só importante para a família de vocês. Para o sustento e ganha pão. É importante para todos nós. Não existe o jogar fora”, pontuou.
Na oportunidade, o secretário do meio ambiente, José Sarney Filho, anunciou que o governador assinou a isenção do IPTU para o terreno. No próximo ano, mais R$ 10 mil serão investidos no Complexo com recursos do BNDES e do governo.
De acordo com a Central de Cooperativas de Catadores de Recicláveis do DF e Entorno (Centcoop), atualmente, 11 cooperativas atuam no espaço que conta com dois galões para a coleta, recebimento, armazenagem e seleta dos materiais. Em um ano de funcionamento, durante este 2021, as cooperativas produziram 11 mil toneladas de materiais recicláveis na estação.