metropoles.com

Autoras negras do DF promovem festival com tema Nosso lugar é de fala

O Julho das Pretas que Escrevem no DF realiza sua quarta edição com o tema “Nosso lugar é de fala”, no Festival Latinidades

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Material enviado ao Metrópoles
Em 2020, a recém-publicada escritora Waleska Barbosa buscou procurar outras autoras negras do Distrito Federal para realizar um encontro que buscasse criar um espaço para que se conhecessem e pudessem se unir em torno da ocupação de espaços, fortalecimento e trocas. A iniciativa foi tão positiva, que neste ano, o Julho das Pretas que Escrevem no DF realiza sua quarta edição com o tema “Nosso lugar é de fala”, no Festival Latinidades. O evento acontecerá neste sábado (27/7), no Museu Nacional da República, a partir de 14h. 
1 de 1 Em 2020, a recém-publicada escritora Waleska Barbosa buscou procurar outras autoras negras do Distrito Federal para realizar um encontro que buscasse criar um espaço para que se conhecessem e pudessem se unir em torno da ocupação de espaços, fortalecimento e trocas. A iniciativa foi tão positiva, que neste ano, o Julho das Pretas que Escrevem no DF realiza sua quarta edição com o tema “Nosso lugar é de fala”, no Festival Latinidades. O evento acontecerá neste sábado (27/7), no Museu Nacional da República, a partir de 14h.  - Foto: Material enviado ao Metrópoles

Na intenção de incentivar a escrita de mulheres negras no Distrito Federal, o Julho das Pretas que Escrevem no DF realiza sua quarta edição com o tema “Nosso lugar é de fala”, no Festival Latinidades. O evento acontecerá neste sábado (27/7), no Museu Nacional da República, a partir de 14h e será transmitido ao vivo, pelo perfil do Sindicato dos Escritores do Distrito Federal no Instagram.

Podem participar, pessoas que se identificam como mulheres negras, que usam a palavra como expressão artística. O espaço também está aberto para quem realiza outras atividades da cadeia literária como tradução, ilustração e edição de livros.

3 imagens
1 de 3

Material enviado ao Metrópoles
2 de 3

Material enviado ao Metrópoles
3 de 3

Material enviado ao Metrópoles

Além da apresentação de cada participante prevista na programação, estão previstas performances artísticas, venda e exposição das obras. Conforme segue a tradição, serão homenageadas as autoras Conceição Freitas, Norma Hamilton, Adelaide Paula, Elisa Mattos e Ailin Talibah, e as irmãs Lourdes e Jovina Teo que são escolhidas devido suas histórias de vida e carreira, além de representarem gerações e gêneros literários diversos.

Desde que foi criado, em 2021, o evento reuniu sessenta autoras e homenageou nove delas: Rosane Garcia, Lydia Garcia, Jacira Silva, Tatiana Nascimento, Nanda Fer Pimenta, Cristiane Sobral, Verenilde Pereira, Meimei Bastos e Sarah Benedita. No primeiro ano o encontro foi realizado na Banca da Conceição, na época administrada por Conceição Freitas e, a partir de 2022, passou a compor a programação do Festival Latinidades.

Serviço:

IV Encontro Julho das Pretas que Escrevem no DF
Inscrições: @julhodaspretasqueescrevemdf
Dia: 27 de julho de 2024
Hora: 14h às 17h
Local: Festival Latinidades – Auditório II do Museu Nacional da República

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?