Aula-espetáculo sobre quilombos percorre 15 escolas públicas do DF
Apresentações acontecem em áreas de vulnerabilidade social, levando ensinamentos históricos e culturais sobre raízes afro-brasileiras
atualizado
Compartilhar notícia
Um projeto cultural sobre quilombos e raízes afro-brasileiras vai percorrer 15 escolas públicas do Distrito Federal. Em parceria com a Secretaria de Cultura, o Projeto Quilombo nas Escolas se apresenta em instituições de ensino localizadas em áreas de vulnerabilidade social, com aulas-espetáculos durante dois meses.
A iniciativa, que começou as apresentações neste mês de outubro, vai até 24 de novembro. As apresentações são feitas em seis atos, levantando temas históricos e culturais. “Ela traz à tona toda a multiculturalidade brasileira carregada pela capoeira. Em cena, 15 artistas permeiam o universo da capoeira, sob o ritmo de instrumentos seguidos por cantos e agradecimentos”, publicou o grupo.
Quilombo é o nome dado para aldeias que refugiavam os escravos que fugiam. O termo passou a simbolizar as resistências ao modelo escravagista. Após a compra de terras por negros libertos, atualmente a nomeclatura é relacionada aos segmentos negros em diferentes regiões do Brasil.
O espetáculo é promovido pelo Centro Cultural e Social Grito de Liberdade-Mestre Cobra, fundado em 2005. O grupo realiza atividades assistenciais continuadas e ações de mobilização da comunidade há 17 anos, utilizando da capoeira com o intuito de promover a justiça social e a cidadania.
O projeto passa por escolas das Regiões Administrativas do Riacho Fundo, Riacho Fundo II, Recanto das Emas, Núcleo Bandeirante, Samambaia, Ceilândia, Candangolândia e Areal. Confira abaixo a programação completa:
Outubro
24/10 – Centro de Ensino Fundamental 02 do Riacho Fundo – Escola Vermelha
25/10 – Centro Educacional 414- Samambaia
26/10 – Centro de Ensino Médio Julia Kubitschek – Candangolândia
28/10 – Centro de Ensino fundamental 01 Riacho fundo II
Novembro
07/11 – Centro de Ensino Fundamental 04 de Ceilândia
16/11 – Escola classe 01 da Candangolândia
18/11 – Centro de Ensino Fundamental Vila Areal
21/11 – Centro de Ensino 801 Recanto das Emas
22/11 – Centro Educacional 619- Samambaia
23/11 – Centro de Ensino Médio Urso Branco – Núcleo Bandeirante
24/11 – Escola Classe 804 Recanto da Emas