metropoles.com

Áudios. Guia de turismo da Chapada insulta universitário negro: “Preto desgraçado”

O pivô do conflito teria sido uma bituca de cigarro. O estudante recebeu uma série de áudios com diversas ameaças e insultos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Material cedido ao Metrópoles
Guia turístico que ameaçou e xingou estudante negro em mensagens
1 de 1 Guia turístico que ameaçou e xingou estudante negro em mensagens - Foto: Material cedido ao Metrópoles

Um jovem negro registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) após receber uma série de mensagens racistas enviadas por um guia de turismo da Chapada dos Veadeiros (GO). O caso ocorreu na madrugada do último domingo (28/5), quando o autor das mensagens, Betho Callan, enviou os áudios para o rapper Ariel Lucas, 25 anos. O conflito teria sido iniciado por causa de uma bituca de cigarro. 

Tudo começou em 2 de maio, em um estabelecimento na Asa Norte, chamado Bar do Mendes. Ariel contou que foi ao local com um grupo de amigos para uma comemoração. O estudante estava fumando um cigarro de tabaco. No momento do descarte da bituca, a ponta acabou caindo próximo a Betho Callan, que na hora não demonstrou nenhum incômodo, segundo o rapper. Foi dele, inclusive, o isqueiro utilizado para acender o cigarro.

2 imagens
Guia de turismo que ameaçou e foi racista em mensagens
1 de 2

Estudante negro ameaçado por guia de turismo

Arquivo pessoal/Ariel Lucas
2 de 2

Guia de turismo que ameaçou e foi racista em mensagens

Material cedido ao Metrópoles

Após 22 dias, o guia de turismo começou a enviar diversas mensagens, por meio do Instagram, com insultos racistas e ameaças de morte, para Ariel e seu grupo de amigos. “Eu estava dormindo e acordei com diversas ligações e mensagens dele. De primeira eu não entendi, porque isso tem mais de um mês, e em momento algum eu joguei algo nele”, relatou.

O estudante afirma que Betho Callan namora a ex-namorada de um de seus amigos, e acredita que isso teve grande influência na situação.

Nos áudios, o guia ofende e ameaça Ariel de várias maneiras. “Agora tu tá dando uma de sonso, é, seu preto desgraçado. Filho da puta, maldito. Eu vou queimar sua vida, seu filho da puta. Vou matar você e seu amiguinho aí do lado. Vou atropelar teu bonde”, disse Betho em um dos áudios enviados ao rapaz. 

Ouça os áudios na íntegra:

 

Ariel respondeu às mensagens afirmando que o guia estava confundindo ele com outra pessoa, e que não tinha jogado nada em ninguém – no entanto, os insultos continuaram. “Tô confundindo você não, irmão. Você tá louco, é? Arrumou confusão com a firma, agora sustenta”, bravejou o guia em um dos áudios. 

“Ei, pretinho, tu tá com medo de quê? Tu não tacou a bituca pro meu lado? Teus amigos ainda falaram: ‘Não faz isso, não’. Agora você sustenta, negão, sustenta teu cu, irmão. Tô na tua cola.” 

O guia de turismo afirmou em vários áudios que ia “pegar” o jovem. Disse, inclusive, que ia ao local onde o rapaz trabalha. “Eu vou te atropelar de uma forma que você nem imagina. Fica olhando para os lados, filho da puta. Já tô ligado na tua ‘fita’ inteira. Já sei até a loja que tu trabalha”, ameaçou o guia. 

O estudante contou à reportagem que não sabe nem como descrever a chateação que sentiu ao ouvir os áudios. “Eu fiquei muito mal com tudo isso. Ele tentou me diminuir de várias formas com aqueles áudios, e nas ligações também. Ele disse coisas muito piores nas chamadas”, desabafou. 

O outro lado

A reportagem entrou em contato com Betho Callan, a fim de obter alguma declaração do guia sobre o assunto, mas não obteve sucesso. O espaço segue aberto para futuras manifestações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?