metropoles.com

Audiência vai debater diminuição da velocidade do Eixão para 60 km/h

MPDFT defende a mudança da velocidade de via de 80 km/h para 60 km/h. GDF diz que via está de acordo com o projeto urbanístico original

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/ Especial para o Metrópoles
via escura
1 de 1 via escura - Foto: Gustavo Moreno/ Especial para o Metrópoles

A Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do Tribunal de Justiça (TJDFT) decidiu fazer uma audiência pública para debater medidas de segurança e limpeza do Eixão, incluindo a redução de velocidade da via de 80 km/h para 60 km/h. O evento ainda não tem data para acontecer.

A ideia da audiência partiu do Ministério Público (MPDFT), que atualmente defende ação na Justiça para obrigar o Governo do Distrito Federal (GDF) a acatar a mudança na via.

Durante o processo, julgado pela Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário, o magistrado reconheceu a importância de ouvir a comunidade e entidades representativas e determinou que fossem convidados para a audiência os administradores da Asa Sul e da Asa Norte, a Associação de Ciclistas de Brasília, a ONG Rodas da Paz e o Conselho de Trânsito do Distrito Federal (Contrandife).

Além de discutir a mudança de velocidade no Eixão, a audiência também deverá debater a adoção de medidas para a melhora na iluminação, limpeza das passagens subterrâneas, garantia da segurança durante a travessia de pedestres e ciclistas e acessibilidade.

Em defesa, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) concordou parcialmente com o pedido e reconheceu a importância de incluir os Eixinhos no plano de ações de manutenção e limpeza.

O Distrito Federal, por sua vez, afirmou que as características atuais das vias estão de acordo com o projeto urbanístico original de Lúcio Costa, e que já realiza ações de manutenção e limpeza no Eixão e Eixinhos. A decisão ainda cabe recurso.

Redução de velocidade no Eixão

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) ingressou, em março deste ano, com uma ação em que pede a redução da velocidade do Eixão de 80 km/h para 60 km/h.

O promotor de Justiça Dênio Augusto de Oliveira Moura disse ser “inadmissível” que a velocidade do Eixo Rodoviário ainda seja de 80 km/h, considerando a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que a velocidade nas vias urbanas seja limitada a 50 km/h.

Dênio também lembrou que muitos pedestres preferem atravessar o Eixão e os Eixinhos pela pista, em vez de usarem as passagens subterrâneas, devido à ausência dessa alternativa ou ao risco de serem vítimas de crimes.

“Até que soluções eficazes para a travessia do Eixão e dos Eixinhos sejam implementadas, é certo que muitas pessoas continuarão preferindo se arriscar entre os carros para cruzar essas vias, com o intuito de fugir dos perigos que as esperam nas passagens subterrâneas”, enfatizou o promotor de Justiça.

5 imagens
Fauzi Nacfur Júnior
Presidente do DER, Fauzi Nacfur Júnior
Presidente do DER, Fauzi Nacfur Júnior
Jornalista Isadora Teixeira entrevista o presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior
1 de 5

O engenheiro civil Fauzi Nacfur Júnior, presidente do DER-DF

Vinícius Schmidt/Metrópoles
2 de 5

Fauzi Nacfur Júnior

Vinícius Schmidt/Metrópoles
3 de 5

Presidente do DER, Fauzi Nacfur Júnior

Wey Alves/Metropoles
4 de 5

Presidente do DER, Fauzi Nacfur Júnior

Wey Alves/Metropoles
5 de 5

Jornalista Isadora Teixeira entrevista o presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior

Wey Alves/Metropoles

Em entrevista ao Metrópoles, o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), Fauzi Nacfur Júnior, disse à coluna Grande Angular que, após a provocação do MPDFT, o órgão irá avaliar novamente a possibilidade de reduzir a velocidade no Eixão.

“Se for realmente viável e aconselhável reduzir [o limite de velocidade], será reduzido. Se tiver atendendo os quesitos que a gente considera como técnicos, será mantido”, declarou. “Lembrando que o fator número um é a segurança, mas não podemos esquecer, também, da fluidez do trânsito”, afirmou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?