metropoles.com

Audiência pública discutirá projeto da nova Saída Norte

Contribuições podem ser enviadas até 13 de maio. Chamada de Saída Norte, via vai ligar Plano Piloto à BR-020, próximo a Sobradinho.

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Fotografia colorida de uma ponte sobre um lago
1 de 1 Fotografia colorida de uma ponte sobre um lago - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Uma audiência pública vai discutir a proposta da nova Saída Norte do Distrito Federal, que ligará o Plano Piloto à BR-020, próximo a Sobradinho. O complexo rodoviário formado por 16 km de pistas e 23 viadutos, vai passar por duas pontes sobre o Lago Paranoá.

A obra está prevista no Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade (PDTU), e foi recomendada para reduzir o trânsito na via que passa pela Ponte do Bragueto, além de servir como alternativa de acesso ao Plano Piloto para as regiões do Itapoã e Paranoá.

A audiência será a partir das 10h da próxima sexta-feira (29/4), no auditório do DER-DF. Durante a reunião, os interessados poderão participar por meio de mensagens, em número a ser divulgado pela secretaria. Será transmitida ao vivo pelo canal da Semob no YouTube, e a gravação ficará disponível para consultas.

O prazo para manifestações por escrito foi aberto em 11 de abril, e as contribuições podem ser enviadas até 13 de maio para o endereço eletrônico consultansn@semob.df.gov.br.

O projeto

A nova Saída Norte será construída por meio de Parceria Público-Privada (PPP), na modalidade concessão administrativa. O investimento previsto é de R$ 3,8 bilhões, e o contrato será por 25 anos. A empresa vencedora da concorrência deverá construir o complexo em aproximadamente quatro ano.

A saída contará com uma faixa exclusiva de BRT no sentido de ida e de volta, ao lado do canteiro central, incluindo terminais e passarelas. Cada sentido da via contará com mais três faixas de tráfego. Haverá faixas exclusivas para ciclistas e calçadas.

O ponto inicial será na Asa Norte, logo após o campus da Universidade de Brasília (UnB). Serão feitas as obras de interseção com a L4 Norte, oferecendo opções de entrada e saída na ponte que servirá de travessia do Lago Paranoá para a península norte. Será uma ponte estaiada, elaborada a partir de projeto feito pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1987, com aproximadamente 1,2 mil metros de extensão.

Após a ponte, a via vai atravessar a península norte. Nesse trecho, a obra contará com dois túneis e as vias de interseção com a Estrada Parque Península Norte (EPPN). As passagens subterrâneas, antes e depois da EPPN, servirão para reduzir o impacto sonoro do trânsito naquela região.

Já a travessia da península para o setor de mansões do Lago Norte será por meio de outra ponte, de tamanho menor. No trecho final, a obra seguirá com uma via que passa pelo Taquari, fazendo interseções com a DF-005 e a DF-001, indo até a interseção com a BR-020.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?