metropoles.com

Audiência pública de revisão da lei de ocupação do solo no DF será em 7/11

O GDF prepara a reformulação da Luos. Haverá transmissão pelo YouTube e também possibilidade de fazer perguntas mediante inscrição

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Vista panorâmica Vicente Pires
1 de 1 Vista panorâmica Vicente Pires - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Aprovada no fim do governo passado e sancionada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), no início de 2019, a Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos) está pronta para passar por uma revisão. O Governo do Distrito Federal (GDF) vai enviar um projeto de lei complementar (PLC) alterando a norma para a Câmara Legislativa (CLDF).

A audiência pública que vai debater a proposição será em 7 de novembro, às 9h. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) realizará a audiência nos moldes presencial e on-line, e toda a sessão será transmitida pelo canal do YouTube da pasta.

De acordo com o regulamento publicado no DODF desta quarta-feira (7/10), a audiência presencial está limitada a 30 pessoas, em razão da necessidade de distanciamento social imposta pela Covid-19. No aplicativo Cisco Webex, usado para a manifestação oral dos participantes, 300 pessoas podem se conectar.

Em ambos os casos, as inscrições deverão ser feitas no site da Seduh até 6 de novembro. Para as pessoas que desejam acompanhar os debates sem fazer uso da palavra, o YouTube estará aberto, sem necessidade de inscrição prévia.

O Metrópoles já adiantou que o novo PLC trata, sobretudo, de correições de erros que aparecem na lei, apesar de seu tramite de vários anos e de inúmeros debates. Até mesmo houve brigas entre os distritais durante a discussão do tema.

Uma das principais propostas da lei era unificar os planos diretores locais (PDLs) das cidades. Mas a legislação cometeu falhas nas unificação, e certas cidades têm o desenvolvimento engessado, segundo o governo.

As falhas impedem a renovação de licenças de funcionamento para o comércio em diversos pontos do DF, bem como a abertura de negócios.

“Essa é uma etapa de revisão apenas para correção de erros e atualização. Não estamos discutindo uma nova Luos, mas, sim, o aperfeiçoamento e a correção de imperfeições”, explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira.

9 meses de preparação

A Seduh indicou que a proposta foi elaborada pela Subsecretaria de Desenvolvimento das Cidades (Sudec), da Seduh. Durante nove meses, foram realizadas cerca de 180 reuniões com representantes das regiões administrativas e da sociedade civil, parlamentares e iniciativa privada, além de 13 reuniões com a Câmara Técnica do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (Conplan).

As principais alterações propostas pela minuta da revisão são:

• Compatibilização dos mapas com os novos limites das regiões administrativas definidas na Lei Complementar nº 958, de 20 de dezembro de 2019;

• Incorporação de novos projetos urbanísticos e de regularização fundiária registrados em cartório;

• Compatibilização com as normas vigentes, como o Código de Obras e a Lei de Remembramento e Desdobro;

• Correção de erros e imprecisões identificadas quanto aos usos e parâmetros urbanísticos;

• Compatibilização de alturas em relação às restrições impostas pelo cone de aproximação do aeroporto.

Novas RAs

Além de sanar os erros, o projeto do Executivo buscará atualizar a Luos, incluindo novas regiões administrativas (RAs), como Pôr do Sol/Sol Nascente e Arniqueira. Também serão inseridos os mapas atualizados das RAs, com a divisão precisa das poligonais.

A Luos em vigor não contemplou áreas consolidadas e que passaram por regularização após a a aprovação da norma. Isso gera incerteza nos usos permitidos, compromete a documentação dos lotes e impede a inserção no Geoportal do GDF, segundo o Executivo local. É o que ocorre em dois trechos regularizados de Vicente Pires, condomínios do Jardim Botânico, Colorado e em novos loteamentos e bairros, como o Setor Habitacional Tororó.

4 imagens
Segundo o GDF, há erros a corrigir na Luos
GDF também pretende atualizar a Luos, incluindo áreas recentemente regularizadas, como dois trechos de Vicente Pires
A Luos foi sancionado por Ibaneis em janeiro de 2019
1 de 4

SEDUH convoca audiência pública para discutir Luos

DODF
2 de 4

Segundo o GDF, há erros a corrigir na Luos

Adm. Regional Lago Sul
3 de 4

GDF também pretende atualizar a Luos, incluindo áreas recentemente regularizadas, como dois trechos de Vicente Pires

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 4

A Luos foi sancionado por Ibaneis em janeiro de 2019

Agência Brasília

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?